O júri da 9ª edição dos "Prémios Sirius" 2023 da Deloitte anunciou, esta segunda-feira, em Luanda, os candidatos à eleição das oito (8) categorias em concurso.
O Banco Nacional de Angola (BNA) está a trabalhar com as instituições do Estado para que sejam ultrapassados os constrangimentos na concepção de crédito à habitação junto dos bancos comerciais.
O ex-ministro português Pedro Siza Vieira, sócio das áreas bancária e financeira e de Mercado de Capitais, da Sociedade PLMJ, disse, ontem, em Luanda, que o mundo está a olhar para Angola como um grande potencial no que diz respeito à promoção das infra-estruturas.
Pedro Siza Vieira discursou no encerramento da Conferência "Infra-estruturas em Angola”, organizado pela PLMJ, a RVA Advogados e a Associação Angolana de Projectistas e Consultores, realizada numa unidade hoteleira de referência da capital.
Mobilizar mais-valias
Ainda de acordo com Pedro Siza Vieira, a discussão sobre a capacidade de o país mobilizar as mais-valias e os recursos financeiros do sector privado visa garantir resposta ao ritmo de execução das obras.
"Se não fizermos investimentos em infra-estruturas, se não fizermos suficientemente depressa, torna-se mais dificíl assegurar o acesso das indústrias nascentes, sobretudo no que diz respeito ao escoamento da produção nacional aos mercados quer interno quer externo, o abastecimento de energia, que uma economia em crescimento e uma população, cada vez maior, quer para o seu bem-estar...”, disse o sócio da PLMJ Colab Angola.
Modelos alternativos
O encontro da PLMJ Colab Angola - RVA Advogados analisou os modelos alternativos para a implementação de infra-estruturas em Angola.
O financiamento, os modelos de concessão, os modelos FIDIC de gestão de contrato e as ferramentas disponíveis para a gestão de litígios neste domínio foram os temas abordados por especialistas nacionais e internacionais convidados para o efeito.
Para Renata Valenti, responsável da PLMJ Angola RVA Advogados, "o Governo tem feito um trabalho extraordinário no que diz respeito à redução da dívida pública e à estabilização macro-económica, factor essencial para permitir o desenvolvimento de projectos com a participação de privados. Contudo, o volume de financiamento é de tal forma significativo que é impossível que esses projectos sejam financiados exclusivamente por capitais públicos. O sector privado traz não só tecnologia, conhecimento na concepção e eficiência na gestão, como participa no financiamento dos projectos de diversas formas”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Fundo Africano de Garantia vai disponibilizar 100 milhões de dólares para assegurar que as pequenas e médias empresas angolanas tenham acesso ao crédito mais facilitado junto da banca comercial.
A TAAG, Linhas Aéreas de Angola transportou 39.306 passageiros nos meses de Janeiro e Fevereiro deste ano na rota Luanda-Lisboa, duas vezes mais do que os 18.798 clientes transportados no período homólogo em 2022.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António expressou, segunda-feira, em Luanda, o desejo de realizar esforços comuns no sentido do aprofundamento dos laços de amizade, de solidariedade e de cooperação existentes entre Angola e o Timor-Leste.
Nove mineiros da República Democrática do Congo foram resgatados com vida de uma mina de ouro, em Kivu do Sul, após um desabamento, devido às chuvas fortes que se fizeram sentir na região, último sábado, noticiou, esta terça-feira, a Lusa.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, defendeu, esta segunda-feira, em Luanda, a necessidade de revisão do quadro criminal e verificar se o crime de violência doméstica existe, de facto, como autónomo, tipo de ilícito, uma vez que o novo Código Penal não lhe faz referência alguma e a Lei Contra a Violência Doméstica não prevê de modo suficientemente preciso.
O ministro das Relações Exteriores, Teté António, endereçou, esta segunda-feira, uma carta ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, dando a conhecer a notícia divulgada na passada sexta-feira, pela estação televisiva CNN- Portugal, segundo a qual o Governo angolano teria enviado mercenários para combater na guerra que opõe a Rússia à Ucrânia.
O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na zona do Icolo e Bengo, a 42 quilómetros de Luanda, está a concorrer para se tornar na primeira infra-estrutura aeroportuária verde de África, cujo processo de avaliação e certificação está em curso.
A companhia aérea de bandeira nacional, TAAG, passa a disponibilizar, a partir de hoje, 14 frequências semanais na ligação Luanda-Lisboa, uma das rotas internacionais mais consolidadas na operação da companhia.