Cultura

“O Gabinete” pretende alargar serviços e shows

Elisabete Ferraz

Jornalista

O gestor do espaço cultural O Gabinete, Afonso Sungua Urimuna, prometeu levar mais artistas renomados da música angolana e alargar o espaço com muitas áreas de lazer, em 2024.

04/12/2023  Última atualização 09H10
Afonso Sunga Urimuna promete melhor atendimento para artistas e lazer para todos © Fotografia por: DR

Ao proceder o balanço do ano que está quase a findar, Afonso Urimuna considerou satisfatório os eventos culturais realizados no espaço que dirige.

Situado no quilómetro 44, município de Icolo e Bengo, no projecto Quiminha, as actividades tiveram  início em Fevereiro deste ano, e vários artistas foram convidados a cantar  para mais de mil pessoas que aos sábados se deslocam ao Gabinete para apreciarem música ao vivo.

No palco de O Gabinete já passaram os artistas Diana Cabango, Naxy, Jho Aionda, Gelson Castro,  Lucas Camaro, Branca Celeste, Vanusa Pires, Lio Francis, Kanu André, Ismael Benguela, Edna Ernesto, Dom Caetano, Matias, Rafael Simpatia, Matias Damásio, e Euclides da Lomba.

O Gabinete não possui uma banda musical, por isso os cantores são obrigados a levar os instrumentistas ou banda para os acompnahar.

É opção da gestão do espaço tocar música ao vivo e convidar artistas da preferência dos clientes, que na sua maioria são pessoas com mais de 50 anos, apesar de ser um espaço frequentado e que recebe pessoas de todas as idades e estratos sociais.

O projecto, de acordo com o gestor, continua a ser desenvolvido e  implementado adicionando outros serviços, áreas de lazer para crianças e adultos, artes plásticas, parque infantil,  dança, teatro e karaoke. Em perspectiva consta a formação de uma banda musical da casa, para deixar de exigir aos artistas levarem  bandas. Foi, também, criada uma maquete a pensar em todo mundo onde será construída mais uma piscina maior para adultos.

 
Natal Solidário e Réveillon

O gerente informou que, nos próximos dias, o  Gabinete vai organizar um Natal Solidário para as crianças residentes na Quiminha.

Por outro lado, a partir do próximo ano vão começar as obras para o alargamento do espaço, incluindo quartos de hospedagem e zona de lazer.

Afonso Urimuna lançou um desafio aos pais para levarem os filhos ao spaço afim de terem contacto com a natureza, práticas de jardinagem e agricultura para obterem noções gerais de cultivo e saberem como nascem as plantas. Ainda na senda do balanço, afirmou que "não podemos lamentar muito, tivemos um ano difícil, mas o Gabinete deu volta a isso, criamos vários eventos para os nossos clientes”.

O gestor revelou que tudo correu como sempre planejaram, por isso, "foi positivo”. Conseguiram estabelecer e promover a marca "O Gabinete”, e para encerrar em grande 2023 vão realizar um Réveillon deslumbrante que já está a ser produzido para 350 pessoas, entre 31 de Dezembro e 1 de Janeiro de 2024.

"Em 2024, não será diferente”, garantiu, haverá mais serviços. O Gabinete começou a receber proposta de pessoas singulares que pretendem  fazer campismo no local. Os shows são realizados nos sábados, mensalmente. Foi aberto uma excepção de dois domingos em que realizaram o show de Dom Caetano e Gelson Castro, que foi com mais público. O espaço dispõe de segurança privada e câmeras de vigilância. Sempre que há  eventos, solicita auxílio à Polícia Nacional e ao Serviço de Proteção Civil e Bombeiros. Há, também, no espaço, "kits” de primeiros socorros.

Questionado sobre a possibilidade de levar ao espaço artistas estrangeiros,  o gestor disse que não está na agenda do Gabinete, porém,  recentemente tiveram a visita da cantora Cubita, que mostrou interesse em cantar no palco do Gabinete. Sem excluir nenhum artista ou culturas, O Gabinete optou por ter um ambiente muito "angolanizado” e, em 2024, humor vai fazer parte do cartaz, com Artur Pop e Imperador.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura