Cultura

O famoso da capital

Augusto Cuteta

Jornalista

Bonjour, meu filho. Espero que estejas bem. Cá, vamos indo assim assim. E, aí, vocês nas europas? O vosso Macronito e sua mamoite?

21/03/2021  Última atualização 07H55
© Fotografia por: DR
‘Stou a te deixar mais um áudio no tô whatsApp. Não posso falar muito, através da cabeça que anda me doer muito. É muita "chatice”. Se não é tua irmã, que toda hora é discutir com marido, é a miúda da vizinha que insiste me conquistar.

Nem sei qual é o gosto dela por velhos. Eu com môs 68 anos, miúda pequena ‘stá me fazer marcação cerrada. Deve ser "fiticeira”. Só pode ser, mano. Aqui, no país é moda! Agora, você não pode aceitar qualquer moça. É pó que andam a enfiar nas "muxaxalas”. Quando você visitar lá o lugar do crime, até tua fofa das europas vais lhe deixar. Fica tipo senhora alheio está a cheirar mal. Afinal, é a força dos pó!

Os "cimitérios” são os "parcos” das sessões orientadas pelos kimbandas. Nos "úrtmos” tempos, as moças fazem "Makumba” para conseguir os homens. Usam "prefumes”, além dos coisos que usam nas zonas do alicate. Há dias, uma foi apanhada na casa dos mortos! Não querem mais as talas. Querem dinheiro rápido e homens com dinheiro!

Por isso, se vieres cá, cuidado com essas moças.
A vacina do corona vírus já começou. Os mais velhos é que são os primeiros a apanhar. Os "prossores” da primária, os jornalistas covidianos e os técnicos da Saúde, também. Muitos têm medo da vacina, porque lá fora as AstraZenecas ‘stão a provocar makas! Mas, vou ‘mbora apanhar mesmo p’ra se prevenir. Não quero morrer cedo. ‘Inda quero te ver doutô!

E os jogos aí? Manda abraço no coiso. No Mbape e seus colegas, embora ando chateado com ele, depois do pecado que nos fez, nós do Barcelona. Aqui, a Bola Que Gira é só Jesus! Jogos dão sono, até você assusta só meteste já telenovela.
Falando em jogo, mano, deixa te perguntar se ali os jogadores são pimpeiros, também? Aqui, o Tala Ya, aquele miúdo do apito, disse que nossos jogadores, quando a língua ‘stá a cair, pedem ‘mbora nos árbitros p’ra lhe dar cartão. "Memo” quando jogo é duro, preferem ficar doente para fugir às fintas!

Também, Taag volta p’ra os voos internacionais. Como somos monas ya Nzambi, vamos ir se mostrar nos zulus, brazucas e tugas. A banga do angolano lá fora vai estar mais na moda!
Escuta bem esse áudio do whatsApp e me manda resposta. Mas, cuidado com o que me escrever no e-mail. Nosso "Códico” Penal vai castigar mal! Depois, vou perguntar no vizinho se comunicar com o filho na diáspora é crime.

Mas, mano, o que está na boca do povo é o lixo. É o mais famoso da capital. É citado em todos os bairros. Agora, chuva ‘stá a querer se juntar na fama. Mas, o lixo é o assunto dos dias de Luanda, desde que Mana Joana cortou os contratos com as operadoras. Agora, o lixo ficou mau e se espalha em toda cidade. Fecha ruas, corta estradas, invade quintais e provoca mosquitos. É o mais famoso da banda.

Mano, vou sair que os dados são poucos. Presidente foi no Dubai. Não sei se vai trazer o Man-Zé para congresso do partido, em Dezembro! O ombro vermelho que viu Man-Mbimbi coiado, ficou chateado na barraca com moça malandra. Bandidos decidiram matar os padres. Universal abriu templos, mas com as mesmas confusões.

Fica bem, mano. Não aceita dólar desses moços. Querem adulterar as notas. Liamba ‘stá tipo é negócio de mulher. Polícia ‘stá a bumbar. Só não prende quem anda sem máscara! Jornalistas já são de verdade. Têm já carteira profissional.
Vou ainda ver se o moço famoso não chegou já porta de casa. Depois, mano. Lixo é agora nosso vizinho!
Beijos do teu velho,  daqui de Luanda.

Augusto Cuteta

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura