Economia

Nzeto fornece carne ao mercado nacional

Fernando Neto | Nzeto

Jornalista

A fazenda Girassol, localizada na comuna da Musserra, Nzeto, Zaire, começou, no princípio do corrente mês, a fornecer carne ovina e caprina ao mercado nacional, anunciou o sócio-gerente da companhia, João Amaral, durante uma visita na sexta-feira realizada ao empreendimento pelo governador daquela província, Adriano Mendes de Carvalho.

19/03/2023  Última atualização 09H29
© Fotografia por: DR

"Estamos a fornecer carne de ovinos e caprinos aos supermercados em Luanda. O efectivo animal que temos aqui, na fazenda, permite-nos abater 13 cabeças por semana, mas esperamos crescer rapidamente até um efectivo de 2.500 animais para garantir o abate contínuo”, disse.

A fazenda dispõe de quatro mil ovinos, 402 de caprinos e 152 bovinos, o que permite abastecer com regularidade algumas unidades hoteleiras da província de Luanda, de acordo com João Amaral, que declarou a capacidade da fazenda para abater, por semana, 60 animais de várias espécies, com a elevação, produção de carne a ascender de acordo a procura do mercado.

João do Amaral avançou, por outro lado, que a actual produção de banana de mesa da fazenda Girassol situa-se acima das 200 toneladas por semana, obtidas numa área irrigada de 190 hectares.

Com produtos, como a maracujá, o mamão e hortaliças, a fazenda coloca no mercado nacional, em média, 250 toneladas por semana, sendo a banana o principal produto e mais requerido pelo mercado, disse.

Por seu turno, o governador provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, referiu que, a produção de banana, hortícolas e gado, na fazenda Girassol, demonstra que a região tem condições para se tornar auto-suficiente na produção de alimentos agrícolas."Temos de incentivar o aumento da produção no Zaire, porque temos solos aráveis e bastantes rios que nos podem permitir, a curto prazo, atingir a auto-suficiência alimentar. Esta fazenda, que explora apenas 280 hectares, é uma referência na produção de banana, mamão, hortaliças e gado, um exemplo que pode ser replicado noutros pontos da região”, disse.

Adriano Mendes de Carvalho destacou a abertura a nível do Governo Provincial do Zaire para ajudar os empresários interessados a investir a nível da província, com destaque para a agricultura, através da concessão de títulos de exploração de terras e outros incentivos.

"Temos que incentivar os empresários a começarem com poucos hectares, para irem crescendo. Aqui está um exemplo que, com 100 ou 200 hectares é possível fazer muito trabalho. O Zaire é muito forte e tem possibilidade de começar a exportações no domínio da horticultura e, pode competir com todas as regiões do país”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia