O Governo chinês exortou hoje a comunidade internacional a aprofundar o conhecimento científico dos ecossistemas marinhos e costeiros para preservar os oceanos, mostrando-se pronto para construir parcerias com países de todo o mundo e para acções conjuntas.
Os líderes do G7 chegaram a acordo para se estabelecer um preço máximo para o petróleo russo e atingir, assim, uma importante fonte de receitas de Moscovo, disse hoje um alto funcionário norte-americano.
No discurso de abertura da reunião do Comité Central da Frelimo, Filipe Nyusi reconheceu o êxito do combate ao terrorismo em Cabo Delgado
O Presidente moçambicano disse, sexta-feira, que a acção dos grupos armados que actuam na província de Cabo Delgado está agora limitada a "ataques esporádicos”, afastando a tentação de "discursos triunfalistas” no combate ao terrorismo, apesar dos "progressos”. Segundo a Lusa, Filipe Nyusi falava na abertura da quinta sessão ordinária do Comité Central da Frelimo, partido no poder e do qual é líder.
As Forças de Defesa e Segurança (FDS), apoiadas pela "força local” - um grupo de milícias - e pelas forças governamentais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e do Rwanda, após sucessivos desaires, têm estado a registar progressos contra o terrorismo e a permitir o regresso gradual das populações às zonas de origem e a reposição de serviços básicos como vias de acesso, escolas, hospitais, serviços administrativos e financeiros.
Apesar da "redução da incidência dos ataques terroristas”, não se pode embarcar num "discurso triunfalista” na luta contra os grupos armados”, destacou o Chefe de Estado moçambicano. Filipe Nyusi assinalou que o país deve continuar a apostar no aumento da sua capacidade de defesa contra as ameaças à segurança, mesmo contando com parceiros internacionais na guerra em Cabo Delgado. "Por outro lado, deve investir-se no desenvolvimento social e económico da província e da região Norte”, sublinhou.
A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico, de acordo com a Organização Internacional das Migrações (OIM), e cerca de quatro mil mortes, segundo o projecto de registo de conflitos ACLED.
Desde Julho de 2021, uma ofensiva das tropas governamentais, com o apoio do Rwanda e da SADC, permitiu recuperar zonas onde havia presença de rebeldes.
Bases da Renamo encerradas até fim do
ano
Na intervenção perante o Comité Central da Frelimo, Filipe Nyusi disse que
todas as bases militares da Renamo deverão estar encerradas até ao final do
ano. No âmbito do Desarmamento,
Desmobilização e Reintegração (DDR) da guerrilha da Renamo, já foram
desactivadas 12 das 16 bases que o braço armado do principal partido da
oposição tinha, acrescentou Filipe Nyusi.
O líder da Frelimo avançou que 68 por cento dos cerca de cinco mil guerrilheiros da Renamo já foram desmobilizados, "estão nas suas casas” e em reintegração social. Apesar do sucesso do DDR, prosseguiu, o Governo vai continuar o diálogo com a Renamo, visando a preservação da paz.
"Defendemos que a paz, estabilidade, unidade e progresso devem constituir o interesse supremo de todos os moçambicanos”, concluiu Filipe Nyusi.
O DDR insere-se no quadro do Acordo de Paz e Reconciliação assinado entre o Governo da Frelimo e a Renamo em Agosto de 2019. O entendimento foi o terceiro entre as duas partes, sempre após ciclos de violência armada, principalmente no Centro do país.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO presidente do Parlamento são-tomense, Delfim Neves, empossou, sábado, os membros da nova Comissão Eleitoral Nacional (CEN) e pediu que não se façam “arranjinhos” na realização das eleições legislativas, autárquicas e regionais do Príncipe, marcadas para 25 de Setembro.
Vital Kamerhe, ex-chefe de gabinete do Presidente da RDC, Félix Tshisekedi, viu, este domingo, anulada a condenação a 20 anos de prisão em 2020 por desviar cerca de 50 milhões de dólares, depois de ser totalmente ilibado na sequência de um recurso decidido a seu favor.
Quase 400 migrantes aguardam nos barcos das Organizações Não-Governamentais (ONG) Sea Watch e SOS Méditerranée um porto para desembarcar depois de terem sido resgatados no Mediterrâneo, disseram, este domingo, as organizações citadas pela Efe.
Mais de 30 pessoas fiéis da Igreja Presbiteriana nos Camarões morreram, incluindo mulheres e crianças, num ataque feito no fim-de-semana por um grupo étnico rival, anunciou, este domingo, o porta-voz deste grupo religioso.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.