Sociedade

Nuno Caldas reafirma aposta na comunicação

Engrácia Francisco

Jornalista

A aposta na comunicação para a Saúde é um dos eixos prioritários do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), assegurou, tercafeira, em Luanda, o secretário de Estado do sector.

31/07/2024  Última atualização 08H31
Secretário de Estado para a Comunicação Social orientou o tema © Fotografia por: Armando Costa | Edições Novembro
Nuno Caldas fez estas declarações durante a 23.ª sessão temática do programa "Comunicar Angola”, realizada sob o tema "Programa de expansão e melhoria do Sistema Nacional de Saúde”, presidida pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa.

O sector da Comunicação Social, disse, tem dado um grande contributo para a educação sobre saúde, não apenas na perspectiva do atendimento ao utente, mas também na produção de conteúdos e informações que possam contribuir significativamente para a melhoria e a humanização da assistência médica.

"A informação é transmitida não apenas para os profissionais de Saúde, mas também para os utentes, familiares e a comunidade no geral”, destacou.

Para o secretário de Estado, o aumento das unidades sanitárias, aos níveis primário, secundário e terciário, e de profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos, exige maior asseguramento da humanização dos serviços mediante a comunicação franca e directa com os utentes.

Formação

Nuno Caldas reforçou que o MINTTICS vai formar jornalistas na área da Saúde para que possam garantir uma maior e melhor informação, interpretando os indicadores para o consumo público. O secretário de Estado fez saber que o sector está também a trabalhar com os órgãos públicos na introdução de programas de Saúde para o consumo dos cidadãos. "Actualmente, temos rubricas sobre educação e comunicação para a Saúde na Televisão Pública de Angola (TPA) e na Rádio Nacional de Angola (RNA)”, avançou, acrescentando que o projecto também vai ser inserido no Jornal de Angola.

O objectivo, ressaltou, é ampliar o projecto e brevemente realizar o lançamento do Portal de Saúde Pública, um aplicativo para que o cidadão possa ter acesso às informações sobre saúde.

"O portal será lançado durante o primeiro seminário de Educação para Saúde, a ser realizado na primeira quinzena de Agosto”, disse. No fim da sessão, Nuno Caldas orientou os órgãos de Comunicação Social a contribuírem para a divulgação de matérias de Saúde, para que o país possa melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos cidadãos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade