Cultura

Núcleo museológico será criado no Cunene

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

O governo da província do Cunene vai criar, ainda este ano, na cidade de Ondjiva, um núcleo museológico para a conservação e valorização do património cultural local, com o propósito de garantir a preservação do acervo que representa o mosaico socio-cultural dos grupos etno-linguísticos locais.

17/01/2023  Última atualização 09H49
Vice-governador da província do Cunene Apolo Ndinoulenga © Fotografia por: DR

Segundo o vice-governador do Cunene para sector Político, Social e Económico, Apolo Ndinoulenga, que prestou a infirmação ao Jornal de Angola, neste momento, o projecto encontra-se na fase de aquisição de peças que identificam a cultura dos povos Ovambo e Nyaneka Humbe e de outros patrimónios culturais nacionais.

Apolo Ndinoulenga disse ser necessário a elaboração de uma estratégia de investigação científica sobre os hábitos e costumes da população do Cunene que constitui um dos meios para que o património histórico-cultural seja preservado.

O governante considera que a riqueza cultural da província do Cunene se encontra dispersa, tendo em conta a origem dos povos que se fixaram neste território.

 O vice-governador do Cunene para sector Político, Social e Económico sugeriu uma investigação científica sobre os fundamentos históricos e filosóficos de algumas manifestações culturais tradicionais do povo daquela província, com destaque para "Efundula, Efiko (festa de iniciação feminina em Okwanhama e Humbe), Ekwenje, Epacha (nascimento de gémeos) e Ekululo (corte do primeiro cabelo), como forma de perpetuar a identidade da população desta região.

De acordo com Apolo Ndinoulenga, é importante preservar a identidade cultural do Cunene, visto ser um património deixado pelos antepassados. O governante disse que o Executivo continua apostado na formação de quadros e na divulgação dos valores culturais dos povos.

Afirmou que a actual Casa da Cultura será também, este ano contemplada com núcleo bibliográfico. "E para este projecto já foram adquiridos mais 500 livros com vista a dinamizar a pesquisa cultural como forma de estimular a leitura e perpetuar a nossa identidade cultural”, acrescentou.

Apolo Ndinoulenga garantiu que outros projectos no sector da cultura como a construção e apetrechamento de uma biblioteca provincial, casas e centros culturais, anfiteatros, salas de espectáculos, a qualificação dos promotores e produtores artísticos, criação de uma escola de artes e ciências e a investigação científica sobre os fundamentos históricos de manifestações culturais tradicionais dos povos  constam das prioridades do governo do Cunene.

Afirmou que a cultura está associada aos comportamentos que são reflectidos nas tradições e conhecimento dos povos. "Referimo-nos a aspectos materiais, isto, é objectos que podem servir como símbolos ou ferramentas que servem como meios identitários de um povo, com destaque para pratos típicos, trajes próprios, crenças religiosas, valores ou ideias, músicas, danças e outras formas de manifestar a nossa identidade cultural nacional”, frisou.

Nos dias de hoje, destacou que disse, pretende-se contribuir na dinamização das indústrias culturais e criativas como ponto estratégico para a criação de empregos, cultura contributiva e crescimento económico das famílias.

O director do Gabinete Provincial da Cultura no Cunene, Nelson Ndemulikwata, disse que as actividades culturais na província estão no bom caminho, rumo ao desenvolvimento económico e sócio-cultural.

Para além do surgimento de novos grupos, destacou que, actualmente, já se pode ver vários grupos de teatro, música, danças tradicionais e artes plásticas do Cunene a participarem em festivais nacionais e internacionais, levando a imagem da província e a promoção da cultura dos povos do Cunene, além-fronteiras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura