A cantora Ary anunciou, terça-feira, o lançamento da sua nova música, intitulada "Ciúme", com participação do músico Badoxa, marcado para o próximo dia 25 deste mês, nas plataformas digitais.
No próximo dia 27 de Março vai decorrer, em Luanda, um encontro organizado pela Academia Angolana de Letras que permitirá aos presentes fazer uma reflexão sobre a dimensão nacionalista da figura de Viriato da Cruz.
O governo da província do Cunene vai criar, ainda este ano, na cidade de Ondjiva, um núcleo museológico para a conservação e valorização do património cultural local, com o propósito de garantir a preservação do acervo que representa o mosaico socio-cultural dos grupos etno-linguísticos locais.
Segundo o vice-governador do Cunene para sector Político, Social e Económico, Apolo Ndinoulenga, que prestou a infirmação ao Jornal de Angola, neste momento, o projecto encontra-se na fase de aquisição de peças que identificam a cultura dos povos Ovambo e Nyaneka Humbe e de outros patrimónios culturais nacionais.
Apolo Ndinoulenga disse ser necessário a elaboração de uma estratégia de investigação científica sobre os hábitos e costumes da população do Cunene que constitui um dos meios para que o património histórico-cultural seja preservado.
O governante considera que a riqueza cultural da província do Cunene se encontra dispersa, tendo em conta a origem dos povos que se fixaram neste território.
O vice-governador do Cunene para sector Político, Social e Económico sugeriu uma investigação científica sobre os fundamentos históricos e filosóficos de algumas manifestações culturais tradicionais do povo daquela província, com destaque para "Efundula, Efiko (festa de iniciação feminina em Okwanhama e Humbe), Ekwenje, Epacha (nascimento de gémeos) e Ekululo (corte do primeiro cabelo), como forma de perpetuar a identidade da população desta região.
De acordo com Apolo Ndinoulenga, é importante preservar a identidade cultural do Cunene, visto ser um património deixado pelos antepassados. O governante disse que o Executivo continua apostado na formação de quadros e na divulgação dos valores culturais dos povos.
Afirmou que a actual Casa da Cultura será também, este ano contemplada com núcleo bibliográfico. "E para este projecto já foram adquiridos mais 500 livros com vista a dinamizar a pesquisa cultural como forma de estimular a leitura e perpetuar a nossa identidade cultural”, acrescentou.
Apolo Ndinoulenga garantiu que outros projectos no sector da cultura como a construção e apetrechamento de uma biblioteca provincial, casas e centros culturais, anfiteatros, salas de espectáculos, a qualificação dos promotores e produtores artísticos, criação de uma escola de artes e ciências e a investigação científica sobre os fundamentos históricos de manifestações culturais tradicionais dos povos constam das prioridades do governo do Cunene.
Afirmou que a cultura está associada aos comportamentos que são reflectidos nas tradições e conhecimento dos povos. "Referimo-nos a aspectos materiais, isto, é objectos que podem servir como símbolos ou ferramentas que servem como meios identitários de um povo, com destaque para pratos típicos, trajes próprios, crenças religiosas, valores ou ideias, músicas, danças e outras formas de manifestar a nossa identidade cultural nacional”, frisou.
Nos dias de hoje, destacou que disse, pretende-se contribuir na dinamização das indústrias culturais e criativas como ponto estratégico para a criação de empregos, cultura contributiva e crescimento económico das famílias.
O director do Gabinete Provincial da Cultura no Cunene, Nelson Ndemulikwata, disse que as actividades culturais na província estão no bom caminho, rumo ao desenvolvimento económico e sócio-cultural.
Para além do surgimento de novos grupos, destacou que, actualmente, já se pode ver vários grupos de teatro, música, danças tradicionais e artes plásticas do Cunene a participarem em festivais nacionais e internacionais, levando a imagem da província e a promoção da cultura dos povos do Cunene, além-fronteiras.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comissão da Carteira Profissional de Artistas (CCPA) e a União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC – S.A.) representados pelos seus presidentes, Maneco Vieira Dias e Zeca Moreno, estiveram em visita de trabalho na província do Namibe, por três dias.
O músico Kyaku Kyadaff foi recebido, esta quarta-feira, em Moçambique, pelo vice-ministro da Cultura, Fredson Bacar e o embaixador de Angola em Moçambique para uma visita de trabalho, soube o JA Online junto da assessoria do cantor.
Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
O actor Avelino Sebastião Viegas, membro do grupo de teatro Etu-Lene, falecido na última quarta-feira, aos 49 anos, no hospital Militar Principal, víitima de doença, vai hoje a enterrar, às 10h00, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.