Regiões

Novos técnicos de Saúde são colocados no Cunene

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

Um total de 344 profissionais de Saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico terapêutico e secretários clínicos, admitidos no concurso público de 2022/2023, realizado pelo Ministério da Saúde, receberam guias de colocaçâo para o início das actividades laborais em diversos hospitais do Cunene.

20/05/2023  Última atualização 12H33
O enquadramento de novo enfermeiros, é o resultado do concurso público © Fotografia por: Arquivo


Deste número, 40 são médicos, 162 enfermeiros entre licenciados e técnicos médios, 67 técnicos, superiores e médios, de diagnóstico terapêutico, 40 secretários clínicos, oito vigilantes, sete técnicos superiores de 2ª classe, seis motoristas e dez maqueiros, que vão trabalhar nas 156 unidades hospitalares dos municípios do Cuanhama, Cahama, Cuvelai, Curoca, Ombadja e Namacunde.

A cerimónia de entrega de guias de colocação decorreu no anfiteatro do Instituto Técnico de Saúde de Ondjiva, num acto orientado pela governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, que destacou, na ocasião, o facto de o Executivo estar a trabalhar, apesar da crise financeira, para acudir à situação da falta dos recursos humanos qualificados no sector da Saúde.

Gerdina Didalelwa reconheceu que, apesar do reforço do pessoal, o número de profissionais para o sector da Saúde na província ainda não satisfaz as necessidades da população. Por isso, assegurou a construção de mais unidades sanitárias nas distintas localidades e residências para os técnicos, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), em curso na região.

No acto, a governante pediu engajamento e profissionalismo aos novos técnicos, com vista a  ajudar o Governo da Província a alcançar as metas traçadas para o sector da Saúde. A província, disse, possui uma vasta extensão territorial, com longas distâncias entre comunas e povoações. "Temos postos e centros de saúde em zonas recônditas. Alguns dos novos técnicos vão ser colocados nestas áreas. É preciso ter coragem e profissionalismo para o bem das populações”, divertiu .

Maior impulso

A directora  do Gabinete Provincial da Saúde, Georgina Nunes, realçou que com a entrada dos novos técnicos, o Cunene vai ganhar maior impulso no atendimento aos pacientes, com destaque para os residentes nos municípios do interior, onde há carência de quadros.

Com o reforço do número de quadros, a directora acredita que é possível estender o raio de acção da educação para a saúde nas comunidades, numa altura em que ainda se registam algumas práticas erradas. "É preciso que os novos enfermeiros cuidem bem dos doentes”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões