Sociedade

Novos professores admitidos são formados em Metodologia

Domiana N'jila| Huambo

Um total de 475 professores admitidos no último Concurso Público no sector da Educação, na província do Huambo, foi capacitado em matérias ligadas à Metodologia de Ensino de diversas disciplinas, didáctica e prática docente.

12/04/2024  Última atualização 08H15
Aproximadamente quinhentos docentes receberam guias de colocação na província do Huambo © Fotografia por: Joaquim Armando | Edições Novemvro
Os novos professores, antes de receberem as suas guias de colocação, tiveram um refrescamento que arrancou no dia 25 de Março e encerrou na terça-feira passada, simultaneamente, nos 11 municípios da província, e tendo como objectivo principal a integração dos novos professores na cultura organizacional do sistema da Educação e ensino, para garantir a qualidade inclusiva e geradora de conhecimento.

No acto de encerramento da acção formativa, o vice-governador para o Sector Político, Económico e Social, Angelino Elavoco, destacou que os conteúdos abordados durante o período de aprendizagem, com ênfase para os princípios e práticas de planificação de actividades pedagógicas. A pauta deontológica do funcionamento público,  os deveres, as responsabilidades dos professores e a metodologia de ensino devem ser, frequentemente, lembrados pelos professores para que a sua actividade tenha sucesso.

Angelino Elavoco disse que o caminho a trilhar pelos novos professores para a nobre missão de ensinar e educar as novas gerações foi lançado e cabe a eles cumprirem a sua missão.

"O professor é um ser que ilumina o caminho para o conhecimento, torna as mentes aptas para descobrir, inovar e sonhar. Sem o seu empenho, dedicação e habilidade para semear a sabedoria, não haveria, de modo algum, progresso ou desenvolvimento”, afirmou.

O dirigente salientou que os professores são heróis silenciosos, dedicados a construir um futuro melhor.

O vice-governador para o Sector Político, Económico e Social, Angelino Elavoco, aconselhou que os professores sejam um exemplo na vida dos alunos e pautem sempre por uma conduta que inspire a confiança, o compromisso, o respeito e a responsabilidade, devido às constantes mudanças e acentuada crise de valores.

O director do Gabinete Provincial da Educação, Mário Rodrigues, disse que, durante o seminário, foram ministradas diversas matérias viradas para o aperfeiçoamento da actividade do docente, na diferença entre a teoria e a prática, que garante a proactividade, a criatividade e o espírito de sacrifício.

"A missão não possui só rosas, mas também espinhos. Primeiro é o trabalho, só depois devemos pensar no salário, uma vez que o professor deve ser o alicerce sobre o qual se deve construir uma sociedade próspera, inclusiva e igualitária”, afirmou.

O administrador-adjunto do Huambo para o Sector Económico, Riquelme Chicomo, lembrou aos presentes que o professor é o promo-tor da aprendizagem e, no desempenho da sua actividade, facilita o acesso ao conhecimento, orientando e desenvolvendo experiências e projectos.

Em representação aos novos professores, Estêvão Cassoma disse que a formação recebida marca o início de uma nova página na vida dos docentes admitidos no Sistema Nacional de Educação, tendo garantido que, "tudo farão” para melhorar a qualidade do ensino.

"É uma grande responsabilidade que nos espera, pois sabemos que não é fácil moldar a conduta humana através do ensino e da aprendizagem. Porém, estamos dispostos a levar avante esta missão e partilhar tudo quanto aprendemos e sabemos, com todos aqueles que hão-de passar nas nossas mãos”, assegurou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade