Luanda acolhe, desde o princípio da manhã desta segunda-feira, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para avaliar o plano estratégico e as reformas da organização.
O Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado no Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, vai ser inaugurado no final deste ano, informou, esta segunda-feira, o Presidente da República, João Lourenço.
O Presidente da República, João Lourenço, conferiu, sexta-feira, posse a dois novos juízes do Tribunal Constitucional. Trata-se de Victória Izata, que ocupa o lugar de vice-presidente, em substituição da juíza Guilhermina Prata e Victorino Hossi.
O estadista pediu aos empossados que, na acção de administrar a justiça em matérias de natureza jurídico-constitucionais, tenham sempre presente a necessidade do cumprimento da Lei e da Constituição.
"É sempre uma grande responsabilidade integrar um Tribunal, como é o Tribunal Constitucional. É uma honra por um lado, mas também é de uma grande responsabilidade. Esperamos que na vossa acção tenham sempre presente a necessidade do cumprimento da Lei e da Constituição. Gostaria de desejar-vos boa sorte e sucesso nas funções que a partir de hoje (ontem) passam a desempenhar, quer como juízes conselheiros e como vice-presidente do Tribunal Constitucional”, disse João Lourenço.
Depois de serem empossados, os juízes Victória Izata e Victorino Hossi foram apresentados publicamente, numa cerimónia que decorreu no Palácio de Justiça, orientada pela presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso.
Laurinda Cardoso disse que pretende contar com o apoio dos juízes empossados para juntos continuarem a trabalhar na defesa da autonomia e coesão do Tribunal Constitucional, na promoção do seu fortalecimento, afastando os permanentes riscos de quebras de qualidade das decisões jurisdicionais, com os perigos evidentes para os cidadãos que serão os primeiros a sentir a falta de adequado controlo da legalidade.
A nova vice-presidente do Tribunal Constitucional, Victória Izata, reconheceu as responsabilidades que enfrenta ao assumir o cargo.
Lembrou que o Tribunal Constitucional é um órgão estritamente vocacionado para assegurar o respeito pelos direitos, liberdades e garantias, constitucionalmente consagrados e que ao longo dos 14 anos de existência o Tribunal tem envidado esforços, enquanto guardião da Constituição e garante da protecção dos direitos fundamentais e tem realizado plenamente a função de administrar a justiça em matéria de natureza jurídico-constitucional.
A juíza conselheira, proposta pelo Grupo Parlamentar do MPLA, disse ter consciência que os cidadãos esperam deste Tribunal prontidão, acções de extremo rigor e decisões bem ponderadas.
O juiz conselheiro Victorino Hossi, indicado pelo Grupo Parlamentar da UNITA, disse que vai trabalhar para que o bem-estar das populações e projectar o futuro, criando um espaço no mundo, onde Angola tenha um lugar especial.
Victorino Hossi destacou os trabalhos e missão do Tribunal Constitucional, que, na sua opinião, tem a honra e a capacidade de produzir ideias e acima de tudo realizá-las.
Testemunharam o acto de apresentação pública os presidentes dos tribunais de Contas, Supremo, Militar, procurador-geral da República, Provedora de Justiça, o ministro do Interior, entre outros.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Luanda acolhe, hoje, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante a qual está previsto um debate político sobre “o papel dos mares e oceanos na projecção internacional” da organização.
O comité parlamentar das Relações Internacionais sul-africano quer que o Governo esclareça o estatuto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, à África do Sul em agosto, foi esta segunda-feira anunciado.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.