Os portadores de albinismo solicitaram à Administração Municipal do Cubal, esta terça-feira, a necessidade de se identificar um médico especializado para atender às suas necessidades fundamentais.
Pelo menos, 80 mil toneladas de cereais, massango, massambala, milho branco e vermelho estão a ser colhidos pelas associações de produtores agrícolas, no município de Quipungo, a 120 quilómetros a Oeste da cidade do Lubango.
O secretário de Estado do Interior, comissário-chefe José Silva, assegurou, segunda-feira, que dentro de alguns meses fica concluída a extensão dos quatro novos estabelecimentos penitenciários que vão permitir uma melhor inserção de reclusos no processo de reeducação e formação técnica e profissional.
Falando por ocasião das comemorações do 44º aniversário dos Serviços Penitenciários, no complexo da Chiva, no Huambo, lembrou que os novos estabelecimentos estão a ser construídos no Moxico (na localidade de Boma), Cuanza-Sul (Cassosso, no Waku-Kungo), Cabinda (Cacongo) e no Bié (Cuquema).
José Silva frisou que a extensão dos serviços vai descongestionar a actividade dos actuais estabelecimentos penitenciários e garantir melhoria da qualidade de vida dos reclusos.
O lema escolhido para este ano "Serviços Penitenciários firme na reabilitação e reintegração social dos reclusos, consolidar a produção agrícola” visa incentivar o melhoramento da dieta alimentar e contribuir para o desenvolvimento económico e social.
O comissário-chefe José Silva afirmou que a direcção dos Serviços Penitenciários continua a envidar esforços para melhorar as condições de trabalho dos efectivos, acompanhar o processo de progressão de carreira, acções formativas nas mais variadas formas e o respeito aos requisitos definidos.
"Temos como visão as estratégias assentes numa perspectiva de dar resposta aos aspectos que influenciam negativamente ou que condicionam a nossa actividade. Por isso, a nossa missão é a de reforçar o compromisso com o Estado e a sociedade”, realçou.
O secretário de Estado do Interior frisou que se deve aprimorar e articular as relações com os órgãos da Administração da Justiça para diminuir o fenómeno de superlotação e instabilidade na gestão dos estabelecimentos penitenciários.
Disse ainda ser necessário promover a formação integral e contínua dos agentes prisionais, dar sequência às acções de formação técnica e profissional dos reclusos, realização de entrevistas regulares aos reclusos e respectivos familiares para garantir a inserção na sociedade, após o cumprimento da pena. Isto, segundo o responsável, deve-se fazer de modo a reduzir os níveis de reincidência, promover e garantir de forma sistemática a valorização da dignidade humana e aplicação do princípio da humanização e boas práticas nas unidades penitenciarias.
Reforçar e capacitar os órgãos de inspecção no controlo e fiscalização dos actos praticados por responsáveis a todos os níveis, constam igualmente do leque de tarefas dos Serviços Penitenciários, que querem ver, igualmente, impulsionada a produção agropecuária e industrial para melhorar a cadeia logística dos reclusos de modo a reduzir o peso elevado que o Estado tem em adquirir outros bens para a manutenção da assistência dos cidadãos privados de liberdade.
Sobre o processo de reeducação e humanização dos reclusos, os Serviços Penitenciários propõem-se reforçar as relações com entidades religiosas, Organizações Não-Governamentais e Filantrópicas, bem como o estabelecimento de parcerias públicas e privadas para o efeito.
A governadora do Huambo, Lotty Nolika, mostrou-se regozijada com o facto de a província albergar o acto central das comemorações de mais um aniversário dos Serviços Penitenciários.
Os Serviços Penitenciários controlam em todo país 24.864 reclusos, distribuídos em quarenta estabelecimentos. Participaram no acto das comemorações de mais um aniversário da instituição, oficiais superiores e subalternos, bem como quadros civis afectos aos diversos órgãos que constituem o Ministério do Interior.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA paralisação de grande parte das obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em quase todos os municípios locais preocupa a governadora da Lunda-Norte, Deolinda Vilarinho.
Cinco mortos e oito feridos (ao contrário das duas mortes divulgadas pelo JA Online) foi o resultado do confronto entre taxistas e agentes da Polícia Nacional, ocorrido, na segunda-feira, nos municípios do Huambo e da Caála.
A 4.ª da Feira de Municípios e Cidades de Angola vai promover as potencialidades económicas locais, sublinhou, esta terça-feira, no Lubango, o ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca.
O representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, Francisco da Cruz, recebeu, esta terça-feira, cumprimentos de boas-vindas na reunião do Grupo Africano, realizada no formato virtual, sob da Somália.
Economistas moçambicanos disseram hoje que a decisão do banco central de deixar de comparticipar a fatura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
A Comissão Europeia propôs, esta terça-feira, a cooperação com países africanos, como Marrocos, para combater as travessias ilegais nas rotas migratórias do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico, avança a Lusa.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
Cinco mortos e oito feridos (ao contrário das duas mortes divulgadas pelo JA Online) foi o resultado do confronto entre taxistas e agentes da Polícia Nacional, ocorrido, na segunda-feira, nos municípios do Huambo e da Caála.
A Administração municipal de Luanda promoveu, segunda-feira, uma campanha de limpeza na praia da Areia Branca, localizada na Nova Marginal, no âmbito das celebrações do dia Mundial do Ambiente.