Regiões

Novos equipamentos sociais dão mais vida a Nambuangongo

Alfredo Ferreira | Nambuangongo

Jornalista

O município de Nambuangongo conta com mais um parque infantil, um centro médico e um mercado municipal, inaugurados pela governadora do Bengo, Mara Quiosa.

27/04/2022  Última atualização 10H10
O parque infantil, construído nas imediações do mercado municipal, custou Kz. 4.550.000.00 © Fotografia por: Edmundo Eucílio | Edições Novembro | Nambuangongo

Para a reabilitação da infra-estrutura onde funcionava a antiga fábrica de descasque de café, que ficou transformada num pólo comercial, com capacidade para albergar mais de 200 vendedores, foram investidos 17 milhões e 245 mil kwanzas, no âmbito do Programa de Combate à Fome e à Pobreza (PCFP).

Com dois pisos, a infra-estrutura que funciona agora como mercado municipal, ocupa uma área de 2.016 metros quadrados e possui dez lojas, dois armazéns para conservação de produtos agrícolas e frescos, um restaurante, dormitório e uma zona para venda de vestuário e acessórios diversos. A obra teve a duração de seis meses.

Já o parque infantil, construído junto ao actual mercado municipal de Nambuangongo, numa área de 1.560 metros quadrados, no âmbito do PCFP, custou cerca de 4.550.000,00 (quatro milhões e quinhentos e cinquenta mil kwanzas). Os trabalhos de construção do referido empreendimento social, na vila de Muxaluando, tiveram a duração de três meses.

Ainda em Nambuangongo, na localidade de Canacassala, o centro médico inaugurado, na semana finda, pela governadora do Bengo, ficou 18 meses encerrado para obras de reabilitação e ampliação. As obras estão avaliadas em mais de 93 milhões de kwanzas, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Com capacidade para 16 camas, a referida unidade conta agora com serviços de análises clínicas, farmácia, salas de enfermagem, maternidade, pediatria e uma residência para acomodar os técnicos de Saúde.

Após as inaugurações, a governadora Mara Quiosa garantiu que o Governo vai continuar a melhorar os serviços sociais básicos. "Esses equipamentos sociais vão facilitar a vida da população.

É importante preservarmos bem essas infra-estruturas”, apelou.  Para o administrador municipal de Nambuangongo, Domingos Lourenço, os novos equipamentos sociais garantem emprego para a juventude e incentivam o desenvolvimento económico e social da região.


Município do Pango Aluquém tem outra escola

Uma escola de 7 salas , reabilitada e ampliada no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), foi inaugurada, no município do Pango Aluquém, para albergar cerca de 560 alunos do ensino primário, no próximo ano lectivo.

A nova escola primária, localizada em Pango Velho, possui, além de salas de aula e gabinetes de trabalho, uma residência para acomodar os professores.

"A escola estava bastante degradada e não oferecia condições para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Por este facto, tivemos que reabilitá-la para que alunos e professores possam desenvolver melhor as suas actividades”, disse a governadora do Bengo, Mara Quiosa, depois de inaugurar o empreendimento.

No Pango Aluquém, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, Mara Quiosa distribuiu um kit profissional de serralharia, dois de agricultura, dois de moagem e 15 motorizadas a 22 ex-militares e antigos combatentes.

"Esses kits profissionais vão servir para a criação de novos postos de trabalho na localidade e melhorar as condições de vida da população”, referiu a governadora.

Na localidade, Mara Quiosa entregou à Administração Municipal uma pá carregadora e uma máquina niveladora para os trabalhos de terraplanagem, bem como um camião-cisterna e uma carrinha 4x4.

"Os equipamentos de terraplenagem vão fazer com que o trabalho de melhoria das vias de acesso continue a ser feito, para facilitar o escoamento da produção agrícola dos campos de cultivo para os grandes centros comerciais”, concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões