A antiga Casa de Reclusão Militar, situada na zona adjacente ao Porto de Luanda, vai mudar de nome para Museu de Luta de Libertação, nos próximos dias.
Zézé Gamboa é um dos cineastas angolanos da segunda geração que ostenta uma carreira reconhecida a nível internacional, a começar em África. Quer no género documentário, quer na ficção, as obras do realizador têm sido merecedoras de prémios e boa recepção do público e da crítica.
A artista cabo-verdiana Ceuzany Pires acaba de disponibilizar, nas plataformas digitais, o seu mais novo single “Pedra Run”, que marca o regresso da cantora mindelense depois de vários anos sem lançar temas a solo.
"É um tema que reflecte sobre uma pessoa que se perdeu num vício qualquer e que infelizmente já não há uma solução possível. Passando por figuras emblemáticas e icónicas mindelenses. É o caso de "Jon Funiler” e "Ti Nenê”, dois "buldonhe das engenhocas” e a eles junta-se "Naiss d’Quisque” que sempre tem informação de quem pode consertar algo”, lê-se num documento da produtora Harmonia enviado à Inforpress.
Segundo o documento, "Pedra Run”, que nasceu de uma maneira "muito intuitiva e de um jeito muito natural”, é uma composição que contou com a participação de Neu Lopes, João Carlos Silva e Anisio Rodrigues.
Ceuzany Pires nasceu em Senegal, é filha de pai foguense e mãe mindelense. A cantora viveu toda a sua vida na ilha de São Vicente, tendo começado a sua carreira musical no grupo musical da ilha de Santo Antão, Cordas do Sol, em 2007, como vocalista.
Em 2012, começou a sua carreira a solo e actualmente conta com dois álbuns "Ilha d’Melodia” e "Nha Vida”, no mercado e vários singles com a participação de outros artistas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO antropólogo congolês-brasileiro Kabengele Munanga foi distinguido, sexta-feira, com o título de Professor Emérito pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Um dia antes de comemorar 83 anos, Kituxi a principal referência da música tradicional angolana foi homenageado, este sábado, no projecto Praça do Semba, no município do Cazenga, Luanda, pela trajectória artística.
Kigali vai acolher a primeira edição do Trace Awards & Festival, de 20 a 21 de Outubro, um evento que celebra a criatividade, o dinamismo e a credibilidade da música e da cultura africana, soube o JA Online, através de uma nota.
Economistas moçambicanos disseram hoje que a decisão do banco central de deixar de comparticipar a fatura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
A Comissão Europeia propôs, esta terça-feira, a cooperação com países africanos, como Marrocos, para combater as travessias ilegais nas rotas migratórias do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico, avança a Lusa.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
A Administração municipal de Luanda promoveu, segunda-feira, uma campanha de limpeza na praia da Areia Branca, localizada na Nova Marginal, no âmbito das celebrações do dia Mundial do Ambiente.