O Governo arrecadou 18,2 milhões de dólares com a venda, sexta-feira, de oito diamantes, num leilão onde participaram 25 empresas das principais praças diamantíferas mundiais, anunciou a Sodiam.
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, defendeu sexta-feira em Luanda, a necessidade de se formularem estratégias para o fomento do sector agrícola, estimulando o seu crescimento para atender a procura nacional e garantir a segurança alimentar.
Os Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) lançam, no fim deste ano, o Comboio Regional, um serviço de apoio ao escoamento da produção que consiste na disponibilização de logística de transporte próximo dos produtores localizados ao longo do traçado ferroviário que abarca o Namibe, Huíla e Cuando Cubango.
O director do CFM para a Área Comercial, Carlos Roll, que prestou estas informações ao Jornal de Angola, afirmou que, com o serviço, um vagão é imobilizado em cada uma das estações do trajecto, concentrando a mercadoria para o transporte, contado numa frequência por dia, ao longo de toda a semana.
Os produtores do traçado da Matala ao Tchamutete (Jamba), Lubango e Menongue figuram como os primeiros a beneficiar dos serviços de transporte de mercadorias, devido à crescente capacidade produtiva, de acordo com Carlos Roll.
Além da produção agrícola, 800 mil toneladas de granito negro, com realce para o da qualidade Negro-Angola, são extraídas, anualmente, por empresas inscritas na Associação de Produtores, Transformadores, Comerciantes e Exportadores de Rochas Ornamentais do Sul de Angola (APEPA), incluidos entre os beneficiários desta nova oferta.
Granito lidera encaixe do CFM
O encaixe do sector da exportação de granito ascendeu a 453,652 milhões de kwanzas, no ano passado, com a remessa de 93.174 cubos de granito para o estrangeiro, anunciou o director do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla, Domingos Kalumana.
Os dados realçam a magnitude do sector de exploração de recursos minerais que, na Huíla, conta com 62 empresas licenciadas e onde 27 desenvolvem operações de extracção de granito e prospecção de nióbio.
O negócio é impulsionado pela procura do granito huilano no mercado internacional, algo que favorece a importação de equipamento tecnológico de ponta e dá eficácia às operações. As pedras ornamentais extraídas e transformadas nas localidades da Chibia e Lubango são geralmente exportadas para a Itália, China, Taiwam, Polónia, França e Emirados Árabes Unidos.
O sector emprega 780 trabalhadores, a maior parte dos angolanos, os CFM e camiões de longo curso no transporte das pedras até aos portos do Namibe e Lobito, de onde são transportados por navio.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) encerrou, esta sexta-feira, em Luanda, o 8.° leilão de diamantes brutos, tendo sido arrecadado um valor líquido total de 18,2 milhões de dólares.
A agricultura familiar é responsável por 82 por cento da produção nacional, segundo o Balanço da Campanha Agrícola 2022-2023, apresentado na segunda Reunião Ordinária do Conselho de Governação Local, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, afirmou, sexta-feira, em Luanda, que “volvidos pouco mais de seis anos, a sociedade angolana está a experimentar um novo contexto, mais saudável do ponto de vista dos Direitos Humanos”, olhando para os esforços do Executivo, com a aprovação da Estratégia Nacional de Direitos Humanos, e a institucionalização, no país, dos Comités Locais de Direitos Humanos.
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, destacou, sexta-feira, em Luanda, a importância de educar as crianças sobre as atitudes e práticas a ter para a protecção do meio ambiente.
A comissária da União Africana Josefa Correia Sacko reafirmou, no Dubai, ser fundamental a operacionalização dos fundos de perdas e danos, como forma de apoiar as comunidades mais vulneráveis do continente, principalmente as que residem em pequenos Estados insulares.
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, defendeu sexta-feira em Luanda, a necessidade de se formularem estratégias para o fomento do sector agrícola, estimulando o seu crescimento para atender a procura nacional e garantir a segurança alimentar.
O Hospital Geral David Bernardino “Kamanga”, inaugurado em Agosto de 2017, é a maior unidade sanitária da Lunda-Norte, com capacidade de internamento de 200 camas. Devido ao número de óbitos que, alegadamente, regista, alguns círculos entenderam designá-lo de “matadouro”, mas o director-geral, Buagica Mambelo, contrapõe com números: no período de Janeiro a Setembro deste ano, o hospital internou 2. 960 doentes, com registo de 2.459 altas e 322 óbitos.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, apelou à Organização da Mulher Angolana (OMA) a continuar vigilante, reforçar a proximidade com os diferentes estratos de mulheres e assegurar a circulação da informação de qualidade sobre os ganhos conquistados e o que estão a ser obtidos no país.