A Embaixada de Angola na Côte d’Ivoire organizou, esta terça-feira, em Abidjam, uma cerimónia de celebração alusiva ao Dia do Herói Nacional e primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que se assinala hoje, 17 de Setembro.
Os directores da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, e o do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires, foram recebidos em audiência, esta segunda-feira, em Havana, por membros de Direcção do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) "Raul Roa Garcia" de Cuba.
O novo secretário provincial da FNLA em Malanje, Fernando Senduca Sebastião, afirmou que vai apostar numa gestão transparente e inclusiva, bem como na revitalização, reorganização e implantação das estruturas do partido nos municípios, comunas e aldeias.
Em declarações aos jornalistas, durante a conferência que juntou 405 delegados, o dirigente político do partido dos "irmãos”, na província de Malanje, prometeu, ainda, trabalhar para recuperar o lugar perdido pela FNLA no contexto político, tendo em conta os últimos resultados eleitorais.
"O partido na província está coeso e promete trabalhar com todos para o progresso e revitalização da FNLA em Malanje”, afirmou Fernando Senduca Sebastião, assegurando não haver divisão nenhuma no seio do partido.
"O que muitas vezes acontece são as diferenças ideológicas, mas, apesar disso, o foco é trabalhar sempre na unidade e coesão do nosso partido”, acrescentou.
O secretário provincial esclareceu, ainda, que após a injustiça de que diz ter sido alvo, durante a fase da comissão preparatória, em que foi reprovada a sua candidatura, teve de recorrer a um recurso cautelar, remetido ao Secretariado do Bureau Político, que reapreciou a situação e decidiu validar a candidatura, porque reunia os requisitos que demandam os estatutos do partido.
Fernando Senduca Sebastião destacou o facto de todo o processo que levou à sua eleição ter sido justo e democrático, tendo apelado aos militantes muito trabalho e união em prol da FNLA, para que "ninguém seja posto de parte”, quer os integrantes da direcção cessante, quer os antigos combatentes, assim como a AMA, organização feminina do partido, visando o revigoramento da FNLA.
O novo secretário provincial da FNLA, de 35 anos, concorreu pela Lista 4, de um total de seis candidatos, e substitui no cargo Jacinto Dala, que ficou em segundo lugar. Concorreram, ainda, os militantes Alberto Zomba, Ilídio Neves Maonda, Ernesto Munana e Narciso Gonga.
Neste momento, segundo a Comissão Eleitoral, decorrem as assembleias municipais do partido, em todas as províncias.
Venâncio Víctor | Malanje
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi homenageado, esta terça-feira, com a deposição de uma coroa de flores no sarcófago do fundador da Nação, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Francisco Furtado.
Os directores da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, e o do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires, foram recebidos em audiência, esta segunda-feira, em Havana, por membros de Direcção do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) "Raul Roa Garcia" de Cuba.
Pelo menos 25 crianças morreram e dezenas ficaram feridas num acidente com um autocarro que transportava fiéis muçulmanos que celebravam o nascimento do profeta Maomé no norte da Nigéria, informou hoje um responsável pela segurança rodoviária.
O bilionário e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, defendeu, hoje que os países mais ricos devem aumentar a ajuda as nações africanas, destacando que, "num mundo justo", estes países deviam ver a sua dívida perdoada.