Sociedade

Novo rei do Bailundo vai ser hoje entronizado

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

O trigésimo sétimo soberano do reino do Bailundo, Isaac Francisco Lucas, que adoptou o cognome tradicional “Tchongolola Tchongonga”, vai ser, hoje, entronizado no trono, em cerimónia a decorrer na Ombala yo Mbalundu.

15/07/2021  Última atualização 10H15
© Fotografia por: DR
O novo rei, de 37 anos, pertence à linhagem de Ekuikui, sendo neto do falecido rei Augusto Katchitiopololo (rei Ekuikui IV) e substitui Armindo Francisco Kalupeteka (rei Ekuikui V), este último, destituído do trono por membros da corte real, no dia 26 de Março passado.

O ex-rei Francisco Kalupeteka foi destituído, depois de ter sido acusado, entre outras questões, de fomentar a separação no seio das ombalas, má conduta e desobediência aos valores culturais da  região.

Em função da referida confusão instalada no seio da Ombala do Bailundo, decidiu-se realizar a eleição de um novo rei, em que eram concorrentes Isaac Lucas, João Kawengo Kasandji e Joaquim Calado.

O referido acto eleitoral foi considerado atípico na tradição do Bailundo, mas algumas correntes defenderam tal necessidade, para que se conferisse mais transparência no processo.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade