Sociedade

Novo rei do Bailundo toma posse em Junho

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

Isaac Francisco Lucas, com o cognome tradicional de Tchongolola I, é o novo rei do Bailundo. A cerimónia de empossamento acontece no próximo mês de Junho, na presença dos reis e sobas que constituem o poder tradicional do Planalto Central.

17/05/2021  Última atualização 11H23
Isaac Francisco Lucas ou rei Tchongolola I promete trabalhar para dignificar o reino do Bailundo © Fotografia por: Estácio Camassete | Huambo | Edições Novembro
O novo rei do Bailundo foi eleito, sexta-feira, com 153 votos, ao suplantar na concorrência João Kawengo, com 31 votos, e Joaquim Calado, com 20 votos.
O acto eleitoral teve lugar na ombala Mbalundu, na presença de sobas e seculos que constituem a corte do reino, para obedecer um preceito tradicional, "respeito pela diferença”, quando há mais concorrentes interessados em assumir o cargo.

A comissão eleitoral foi constituída por Manuel Chimuco e Anacleto Chivela
João Kawengo e Joaquim Calado reconheceram a derrota, referindo que quando se vai a votos "temos de aceitar a vontade do povo”, prometendo, por outro lado, "trabalhar com o novo rei”.
De referir que é a primeira vez que acontece a eleição de um rei para o Bailundo, em consequência da destituição de Armindo Francisco Kalupeteka, Ekuikui V, por situações consideradas, pelos membros da corte, de desprestígio à tradição.

A sucessão no reino do Bailundo, segundo os sobas, passará, a partir de agora, a obedecer a regra da linhagem, como ocorria até 2013, quando foi entronizado Ekuikui V, que sucedeu, por falecimento, Katchitiopololo.


União dos reinos
O novo rei do Bailundo manifestou-se, depois da eleição, disponível a trabalhar e congregar todas as franjas da sociedade, dentro do respeito aos elementos tradicionais, para o desenvolvimento da região.
Isaac Francisco Lucas, conhecido como rei Tchongolola I, prometeu, também, dignificar a ombala Mbalundu e juntar-se aos demais reinos da província e do país.

O soba grande do Mungo, Florentino Sambundo, aconselhou o novo rei a adoptar uma governação de "sabedoria e humildade”, tornando-se "servidor público”, para se ultrapassar os problemas que surgiram.
O director do Gabinete Provincial da Cultura, Jeremias Piedade Tchissanga, apelou ao povo do Bailundo no sentido de ajudar o novo rei, com o objectivo de se recuperar a hegemonia tradicional, construída há séculos. "Houve uma demonstração de democracia, nesta Ombala, e precisamos que esta harmonia se espalhe ao longo de todo o seu mandato”, destacou.

O administrador municipal do Bailundo, José Manuel dos Santos, elogiou a postura do reino do Bailundo, para que, disse, reaver a sua tradição. "Todos os membros da corte devem trabalhar para a harmonia dos cidadãos”.


Dados biográficos 

Isaac Francisco Lucas nasceu no município do Bailundo, a 10 de Agosto de 1984. Fez o ensino primário na escola primária Kalandula, ensino básico na escola Ekuikui e ensino médio no curso de Ciências Económicas e Jurídicas naquela jurisdição. Actualmente é estudante do curso de direito na Faculdade de Direito afecta à Universidade José Eduardo dos Santos.

Em 2000, devido ao conflito armado, refugiou-se na República da Namíbia, onde aprendeu a falar inglês e francês. Em 2006, com o surgimento da paz, regressa ao país, para, no Bailundo, começar a ajudar o avô Katchitiopololo, em certas actividades da Ombala. Desempenhou o papel de motorista e secretário da Ombala, até no tempo de Ekuikui V, onde era vice-rei.

É, desde 2018, conselheiro da Associação dos Naturais e Amigos do Bailundo "ANDA MBALUNDU”, e, actualmente, é o presidente da Associação das Autoridades Tradicionais do Bailundo.
Isaac Francisco Lucas, investidor na área de telecomunicações e agricultura, é casado e pai de quatro filhos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade