Cultura

Novo livro de Manuel Rui marcado pelo simbolismo

Analtino Santos

Jornalista

O escritor Manuel Rui Monteiro lançou o poemário “11 Poemas em Novembro”, no Jango da União dos Escritores Angolanos (UEA), um acto marcado pelo simbolismo, aconteceu, precisamente, no Dia da Dipanda.

14/11/2022  Última atualização 07H20
Embaixadora Osvalda Joana entregou obras de Malangatana © Fotografia por: Arsénio Bravo | edições Novembro
O escritor partilhou a bandeira costurada em sua casa, nas vésperas da Independência, mas que não foi hasteada porque faltava furos, tendo merecido uma explicação nostálgica do autor.

Outro momento de realce foi quando Osvalda Joana, embaixadora de Moçambique em Angola, entregou obras do artista plástico moçambicano Malangatana. A diplomata destacou as relações entre os dois países e o espírito criativo de Manuel Rui Monteiro.

O escritor regressou com a série de poemas, que teve a primeira publicação no primeiro ano da Independência Nacional, que visa celebrar o 11 de Novembro, uma edição da União dos Escritores Angolanos, responsável pelas outras seis publicações.

Manuel Rui Monteiro é um autor com fortes ligações ao 11 de Novembro e a arte engajada, assinando a autoria do poema de "Angola Avante”, uma composição de Rui Mingas, com as participações de Carlitos Vieira Dias e Carlos Lamartine. A música "Os Meninos do Huambo”, na companhia de Rui Mingas, e obras literárias como "Sim, Camarada” e "Quem me Dera ser Onda” são exemplos deste período com a revolução e sátiras sociais conquistam a geração do Homem Novo.    

O autor nasceu no Huambo a 4 de Novembro de 1941 e é licenciado em Direito. Nacionalista, foi  ministro da Informação do Governo de Transição e ocupou vários cargos governamentais. No campo das artes foi fundador das principais associações: União Nacional dos Artistas e Compositores, da União dos Escritores Angolanos e da Sociedade Angolana de Direitos de Autor.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura