Sociedade

Novo hospital provincial fica pronto em 18 meses

O Cuanza-Sul vai dispor, dentro de 18 meses, de um novo hospital provincial. Os trabalhos para a edificação do empreendimento, na localidade do Saber Andar, arredores da cidade do Sumbe, tiveram início, há dias.

24/09/2021  Última atualização 10H55
© Fotografia por: DR
As obras, a cargo da construtora suíça Promed International, estão a ser feitas numa área de cinco hectares e custam 63.180.000 dólares, que envolvem a concepção, construção e operações de manutenção e fiscalização.

O hospital vai dispor de serviços administrativos e técnicos, internamentos geral e psiquiátrico, cantina, logística, laboratórios, unidade de cuidados intensivos, cirurgia, além das áreas de imagiologia, maternidade, urgências e ambulatório.

No projecto de construção do hospital consta, igualmente, serviços de reabilitação, hemodiálise, consultas externas e morgue, assim como residências para médicos.

O secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, que presidiu a cerimónia de colocação da primeira pedra, reconheceu que a província vive enormes problemas no sector, daí acreditar que o novo hospital vai dar outro alento à Saúde na região.

"Cuanza-Sul é uma região estratégica para o desenvolvimento social e económico, e, para atingir este patamar, tem de contar com um sistema de saúde eficiente”, referiu Leonardo Inocêncio, que aproveitou chamar a atenção para o cumprimento dos prazos de execução da obra.

A vice-governadora provincial do Cuanza-Sul, Emília Tchinawalile, mostrou-se satisfeita com a consignação da empreitada, considerando que o novo hospital relança a esperança de o sector responder às expectativas de milhares de cidadãos da região.
Luís Pedro/Sumbe 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade