Uma jovem identificada por, Maria Marcos, de 20 anos, perdeu a vida, esta quinta-feira, após atirar-se do 9.° andar num apartamento, na Centralidade do Mussungue, na cidade do Dundo, província da Lunda-Norte.
Um hospital, com capacidade para 90 camas, em construção, na sede municipal do Tomboco, província do Zaire, entra em funcionamento, no próximo mês de Fevereiro, apurou o Jornal de Angola, durante uma visita que o governador Adriano Mendes de Carvalho efectuou à região.
Projectado numa área de 100 metros quadrados, a unidade sanitária vai dispor de várias áreas assistenciais, entre as quais banco de urgência e consultas externas (Pediatria e Medicina).
O estabelecimento vai dispor, igualmente, de uma área para a realização de partos, equipada com bloco operatório para pequenas cirurgias, além de uma morgue com seis gavetas, serviços que vão evitar a transferência constante de doentes para o Hospital Provincial do Zaire, em Mbanza Kongo.
Actualmente, segundo informações dadas ao governador, no encontro com os membros do Conselho Municipal de Auscultação Social, o Tomboco enfrenta uma carência de técnicos de laboratório nos três centros de saúde e 13 postos instalados nas comunas de Kinsimba e Kinzau.
Os membros do Conselho informaram, ainda, que a situação tem obrigado a transferência, quase que diária, de doentes para o actual Hospital Municipal, com capacidade de 50 camas, sobretudo quando há escassez de testes rápidos de malária.
A falta de medicamentos, nalgumas ocasiões, nas unidades clínicas da região é outro problema. Mas, denunciaram o facto de, às vezes, a população ser obrigada a contribuir nas despesas de combustível para as ambulâncias que transportam os familiares para o Hospital Provincial.
Questionado pelo governador, o director municipal da Saúde, no Tomboco, Mabakansoni Manuel, justificou a carência de medicamentos nas unidades sanitárias, com o argumento de serem insuficientes as quantidades recebidas da Direcção Provincial do sector e da Administração local.
"Por esta razão, a nossa prioridade tem sido o Banco de Urgência e os serviços de cuidados primários de saúde”, explicou Mabakansoni Manuel.
Tomboco, com uma população estimada em 40.025 habitantes, tem 16 unidades sanitárias e um rácio à razão de 561 habitantes por uma cama e um médico para 3.835 pessoas, segundo dados apresentados pelo administrador municipal, Alberto dos Santos.
Outros serviços
Os participantes ao encontro defenderam, ainda, a necessidade de o Governo local incentivar as instituições bancárias para a cedência de créditos, com vista a impulsionar as iniciativas de empreendedorismo.
A instalação de um centro de formação técnico-profissional para a capacitação dos jovens da região é outra necessidade apresentada ao governador.
Adriano Mendes de Carvalho garantiu que as autoridades vão envidar esforços no sentido de, num curto espaço de tempo, resolver o problema de abastecimento de água potável e de assistência médica e medicamentosa.
Quanto às duas áreas que considerou prioritárias; saúde e água, o governador referiu que o PIIM vai ajudar a terminar as obras do novo Hospital Municipal, que tem uma execução financeira na ordem dos 80 por cento e a física em 60 por cento.
Além do futuro hospital Hospital Municipal, Adriano Mendes de Carvalho anunciou a retoma, nesta semana, das obras de construção de um centro materno-infantil, que estão paralisadas há seis anos.
Essa obra foi, agora, enquadrada no PIIM, sendo que a conclusão está prevista para dentro de três meses, sem, contudo, terem sido revelados os montantes aplicados na empreitada.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Projecto de Apoio a Sociedade Civil e Administração Local em Angola ( PASCAL), financiado pela União Europeia, avaliado em um milhão de euros chegou esta quinta-feira à província de Malanje
Dezenas de cooperativas que actuam nas áreas da agricultura, corte e costura, carpintaria, moto-taxistas, receberam, no princípio da tarde desta quinta-feira, 2, kits profissionais, equipamentos agrícolas e motorizadas de três rodas, com objectivo de alavancar as suas actividades e criar renda às famílias, no município do Balombo, província de Benguela,
A delegação do Governo Provincial de Luanda (GPL) que participa na maior feira mundial de equipamentos e meios médicos, a decorrer nos Emirados Árabes Unidos, foi recebida, na quarta-feira, pelo embaixador e plenipotenciário naquele país, Albino Malungo.
O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
A segunda obra literária de Higino Carneiro, intitulada “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola” vai ser lançada no dia 10 do mês em curso, em Luanda.
Um tribunal camaronês condenou, esta quinta-feira, o ex-ministro da Defesa, Edgar Alain Mebe Ngo'o, a 30 anos de prisão pelo desvio de cerca de 25 mil milhões de francos CFA (cerca de 38,1 milhões de euros).
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).