Mundo

Novo Executivo de Pedro Sánchez com maioria de mulheres

JA Online

O novo Governo de Espanha, saído das eleições de 23 de julho, foi apresentado, esta segunda-feira, e tem 22 ministros, incluindo 12 mulheres, e exclui o partido Podemos, protagonista na coligação de esquerda da anterior legislatura.

20/11/2023  Última atualização 13H50
© Fotografia por: Lusa

O Executivo liderado por Pedro Sánchez, que foi reconduzido no cargo na semana passada pelo parlamento, é uma coligação formada pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e pelo Somar, uma plataforma de esquerda liderada pela ministra do Trabalho e uma das vice-presidentes do Executivo, Yolanda Díaz (que se mantém nas mesmas funções da legislatura anterior).

O Somar, que ficou com cinco ministérios, sucedeu este ano à plataforma de esquerda e extrema-esquerda Unidas Podemos, que esteve na coligação da legislatura passada e era liderada pelo partido Podemos.

O Podemos foi absorvido pelo Somar, elegeu cinco deputados dento das listas da nova plataforma de esquerda, mas ficou agora sem qualquer ministério, depois de meses de confronto e rutura pública com Yolanda Díaz, avança a Lusa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo