Política

Novo embaixador quer promover mais amizade

Bernardino Manje

Jornalista

O novo embaixador da Guiné-Bissau em Angola, Apolinário Mendes de Carvalho, apontou, quinta-feira (18), em Luanda, o reforço da amizade, solidariedade e fraternidade entre angolanos e guineenses entre as prioridades da sua missão.

19/11/2021  Última atualização 10H50
Mendes de Carvalho quer trabalhar com a comunidade © Fotografia por: KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO
"Penso que a questão fundamental e básica tem a ver com a necessidade que temos de cuidar da herança que temos. Não estamos a construir nada de novo. O povo angolano e o povo guineense, ao longo da história, construíram um quadro de relacionamento, com laços históricos, culturais, linguísticos e até de sangue. Temos, precisamente, a responsabilidade de cuidar, promover, implementar e colocá-lo á disposição das populações dos dois países", defendeu.

O diplomata guineense disse existir muita coisa a ser feita no domínio da cooperação económica, mas apontou a atenção à comunidade do seu país em Angola como outra prioridade. "Temos uma grande comunidade, com número significativo, que também deverá merecer a nossa atenção", realçou.

Mendes de Carvalho prometeu estudar formas de como trabalhar para que a comunidade guineense em Angola possa estar numa situação mais confortável e ver como eles, beneficiando do acolhimento de Angola, podem participar na criação da riqueza neste país, através do trabalho.

De 61 anos, é doutorado em Ciências Políticas, tendo começado a exercer diplomacia em 1991. Já foi embaixador da Guiné-Bissau na Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Suíça.

Por sua vez, o novo embaixador da Côte d'Ivoire, Somet Santiero Jean-Marie, disse que tem como missão contribuir para o reforço da cooperação económica, social e cultural entre os dois países e povos que considerou irmãos.

Jean-Marie destacou o facto de a Côte d'Ivoire ser uma potência na região Ocidental de África e Angola um grande país no continente. É graduado pela Escola Superior de Jornalismo de Paris, França, e já foi conselheiro no Ministério dos Negócios Estrangeiros.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política