Angola foi eleita, terça-feira, em Lisboa, como uma das vice-presidentes e Relatora-Geral da II Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, aprovada por consenso, no encontro que reúne vários Chefes de Estados e de Governos.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
O Presidente da República disse, quinta-feira(26), na cerimónia de empossamento do novo embaixador de Angola na República da Polónia, que está confiante que o diplomata Manuel Pedro Chaves saberá, com êxito, representar o bom nome de Angola naquele país do Leste europeu, identificando novas áreas de interesse.
João Lourenço, realçou, na ocasião, as qualidades do embaixador, referindo, desta feita, que o mesmo é um quadro que dedicou toda a vida à diplomacia. "Durante toda a sua vida, o empossado não fez outra coisa, senão a diplomacia”, disse o presidente da República, tendo desejado sucesso ao embaixador no cumprimento da nova missão.
A cerimónia de empossamento, que decorreu no Salão Nobre do Palácio Presidencial, na Cidade Alta, foi testemunhada pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, ministros de Estado e alguns membros do Executivo.
Em declarações à imprensa, no final da cerimónia, o embaixador Manuel Pedro Chaves apontou como prioridades da sua missão o reforço das relações de amizade e cooperação bilateral, identificando, para tal, outras áreas para dinamizar a cooperação, bem como para prestar apoio aos empresários angolanos que desejarem cooperar com os homens de negócios da Polónia.
Angola e Polónia têm assinados vários instrumentos jurídicos, com destaque para o Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas, acordo de cooperação nas áreas de investigação científica e ensino, entre as Universidades Kimpa Vita do Uíge e a Agrária de Cracóvia, da Polónia. Ainda no quadro bilateral, sobressai o Acordo de Empréstimo, avaliado em 100 milhões de dólares, pelo Governo polaco a Angola, visando o financiamento do Projecto "Academia de Pescas e Ciências do Mar-3ª fase, localizado na província do Namibe.
As relações políticas e diplomáticas e de cooperação entre os dois países foram reforçadas a 24 de Abril de 1997 com a Declaração sobre o Fortalecimento da Amizade e Cooperação.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA luta contra a corrupção está a cobrir todos os níveis da base até ao topo e quem está a fazer isso são os tribunais, assegurou, nesta terça-feira, em Lisboa o Presidente da República, João Lourenço.
O Presidente da República, João Lourenço, orientou, hoje, em Lisboa, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, a deslocar-se, com a máxima urgência, a Barcelona, Espanha, para se inteirar do estado de saúde do antigo Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.
A secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, disse esta terça-feira, em Luanda, que Angola considera a segurança e a protecção marítimas como pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável do continente africano.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.