Mundo

Novo chefe do exército visita posto avançado

O major-general Farouk Yahaya, recentemente nomeado como novo comandante das Forças Armadas da Nigéria, realizou, ontem, uma visita ao principal posto avançado da luta contra o terrorismo, localizado Maiduguri, no Estado de Borno, um dia depois do Boko Haram ter anunciado a identidade do seu novo líder, segundo revelou a Reuters.

21/06/2021  Última atualização 05H40
General Farouk Yahaya © Fotografia por: DR
Farouk Yahaya, que substituiu a 27 de Maio o tenente-general Ibrahim Attahiru, que faleceu na sequência da queda do avião onde viajava, tem pela frente a difícil  missão de combater um novo Boko Haram, agora dirigido por Bakura Modu, um especialista em luta de guerrilha e responsável pela desestabilização que o grupo transportou para países vizinhos da Nigéria.

Uma outra missão que aguarda Farouk Yahaya é a de neutralizar as recentes acções de grupos de criminosos que pululam um pouco por todo o país e que estão na origem de raptos e de confrontos étnicos.

Entretanto, o novo líder do Boko Haram, Bakura Modu, confirmou , na sexta-feira, de modo "peremptório” a morte de Abubakar Shekau, antigo líder deste grupo, desfazendo assim rumores que apontavam para a possibilidade dele ainda se encontrar vivo. Isto, no mesmo dia em que o novo chefe das forças governamentais nigerianas prometeu intensificar a luta contra o terrorismo.

Bakura Modu, também conhecido por "Sahaba”, era o responsável pelas acções terroristas do grupo no Lago Tchad. Segundo a AFP, num vídeo colocado nas redes sociais, Modu  acusa Abu Musab al-Barnwi, o líder de um outro grupo terrorista, o ISAWP, de ser o responsável ‘pela morte de Shekau e pede que ele seja vingado.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo