Política

Novo aeroporto promove biodiversidade para ser o primeiro verde de África

Edna Dala

Jornalista

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na zona do Icolo e Bengo, a 42 quilómetros de Luanda, está a concorrer para se tornar na primeira infra-estrutura aeroportuária verde de África, cujo processo de avaliação e certificação está em curso.

28/03/2023  Última atualização 06H41
© Fotografia por: Edições Novembro

A estrutura oferece uma  dimensão arborizada vasta e variada, ocupando a maior parte do perímetro que acolhe o novo Aeroporto Internacional. Sobre o processo de certificação em curso, o mi-nistro dos Transportes Ricardo d’ Abreu, explicou  que para ser considerado "Aeroporto Verde”,  a infra-estrutura deve passar por uma avalia-ção dos órgãos internacionais competentes, em razão da matéria. É considerado "Verde” em toda a sua dimensão, incluindo as soluções energéticas, tratamento de resíduos, consumo de energia e outras questões relacionadas com a preservação das espécies.

Ao Jornal de Angola, Ricardo d’ Abreu, sublinhou que um Aeroporto Verde deve comportar este conjunto de aspectos o nível da sua operação, facto que vai garantir depois a sua certificação. O processo de avaliação, prosseguiu, é permanente e faz parte dos princípios que o Executivo pretende assegurar e sedimentar. "Depois segue um caminho, não é uma fase  porque o mesmo está já em curso”.

Em relação à infra-estrutura que se quer preservar o ambi-ente, o ministro disse tratar-se de um tema que decorre da evolução das infra-estruturas como um todo, olhando para aquilo que são os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável. "Hoje, começamos a falar de infra-estruturas verdes e de transportes verdes, mas quando falamos de transportes verdes, pensamos logo que tem a ver com os veículos, mas não, tem a ver, também, com as infra-estruturas e aquilo que elas podem ter enquanto contribuição para a sustentabilidade”.

No quadro da responsabilidade social e de apoio à investigação de toda fauna e flora desta região, procuramos assegurar a preservação destas espécies e trazer também para aqui, a utilização de algumas destas espécies para protecção da própria infra-estrutura. "Para lá daquilo que são as responsabilidades do aeroporto e deste perímetro, apoiamos outros projectos, em particular da fundação Quiçama, relacionado com o elefante, uma espécie em via de extinção, onde ajudamos com coleiras para o rastreamento e acompanhamento das manadas”.


Processo de Certificação

No que toca ao processo de certificação do novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, Ricardo d’ Abreu disse que vários aspectos atinentes a este dossier estão em curso em simultâneo.

"Temos, por um lado, a constituição de uma equipa que na prática é a transferência de um projecto em fase de empreitada ou de operação. Este processo está em curso e esta equipa é que vai constituir aquilo que vamos chamar de operador temporário do novo Aeroporto Internacional.   Simultaneamente, estamos também a desencadear procedimentos para o concurso público internacional para a concessão do novo aeroporto.”

Paralelamente a isto, ressaltou, decorre igualmente o processo de certificação,  onde a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) já tem interagido com o Gabinete de Operacionalização do novo Aeroporto e prosseguindo agora a interacção com todas as equipas que estavão no ORATI.

Quanto à execução física e financeira do novo Aeroporto, o ministro dos Transportes, fez saber que o projecto se encontra numa fase terminal com 82 por cento da execução física e financeira. "Contamos, dentro do cronograma definido, conseguir ainda este ano concluir o novo Aeroporto Internacional”.


Mais de 50 espécies de aves identificadas

Para a docente da Universidade Agostinho Neto, Juelma dos Santos, uma das responsáveis da equipa que tem realizado o levantamento da biodiversidade no perímetro do Novo aeroporto, disse que dos estudos feitos até Dezembro do ano passado, tinham identificado mais de 50 espécies de aves.

O objectivo do estudo, referiu,  é traçar mecanismos para mitigar a presença desta grande quantidade de aves na cabeceira das pistas, uma vez que o foco deste trabalho não passa apenas por conhecer a biodiversidade, mas também buscar garantir a segurança do movimento aeroportuário. Além da manutenção da continuidade das espécies num local distante das cabeceiras das pistas, frisou, a ideia é fazer novas plantações e garantir que essas aves sejam atraídas para fora da região das pistas.

Em esclarecimentos ao Presidente da República, aquando da sua segunda visita ao Novo Aeroporto, a docente disse que a credencial para tornar o Aeroporto Internacional no primeiro Aeroporto verde de África, "só será validada se tivermos conhecimento da biodiversidade tanto da fauna como da flora existente no local e desenvolver projectos para a manutenção dessa biodiversidade. Só assim vamos nos tornar no primeiro aeroporto verde a nível de África”. Questionada se a nova infra-estrutura vai ter todas as condições para ser considerada um "Aeroporto Verde”, a responsável disse que sim, tendo realçado que estão a trabalhar para este propósito e consequentemente para a certificação internacional. Os primeiros passos estão a ser dados e nos próximos anos, vamos ter a certificação do aeroporto, sublinhou.

Para o professor catedrático de Ecologia da Universidade Agostinho Neto, João Serôdio, disse que a grande pretensão é personalizar o novo Aeroporto Internacional e levar para o espaço um dinossauro angolano e outras espécies do mesmo animal. Este aeroporto é igual ao de todo mundo. " Mas ao personalizarmos o Aeroporto, mal o passageiro coloca o seu pé aqui,  consegue identificar logo em que aeroporto e país se encontra, por perceber no local uma série de relações com Angola, desde o angolatauro, elefantes, mapas de Angola, fotografias, paisagens e povos que nos identificam”.

Pretendem colocar nas instalações do Aeroporto Internacional aldeias indígenas dos povos de Cabinda, Cunene, etc. tudo feito em fibras de vidro a imitar as aldeias de modos que as pessoas saibam e consigam distinguir os povos de cada região, assim como seus hábitos culturais. Na ocasião, o académico disse que tudo está ser feito em conjunto, para melhor avaliar qual será o projecto que deverá ser colocado no Novo Aeroporto.

Ligação aérea Angola –Estados Unidos da América

Ao Jornal de Angola, o ministro dos Transportes Ricardo d´ Abreu, disse que Angola pretende materializar para este ano, a certificação que lhe permita ligar directamente aos Estados Unidos da América.

O responsável que falava sobre as companhias aéreas que voam em território nacional, sublinhou. "Vamos fazê-lo ao longo deste ano, o procedimento para permitir que Angola passe a ser elegível à ligação aos Estados Unidos da América”. "Em função das reformas que fomos fazendo ao longo destes últimos quatro anos, conseguimos atrair outras companhias aéreas, além daquelas que já voavam para o nosso país”, enfatizou. "

"Nós temos as principais companhias aéreas que hoje operam no 4 de Fevereiro, e que irão operar aqui neste Aeroporto. Temos a Air France , KLM (empresa aérea dos Países Baixos com sede na cidade de Amstelveen), Lufthansa, Emirates, Qatar Airways, Ethiopian Airlines, Kenya Airways, e outras”, esclareceu.  O ministro dos Transpoprtes acrescentouque o conjunto de companhias aéreas que queiram operar para Angola hoje,  podem fazê-lo. "Temos estreitado estes laços, assim como queremos potenciar este aeroporto com mais companhias aéreas, para além da nossa companhia aérea de bandeira”, concluiu.

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