Economia

Novo Aeroporto Internacional de Luanda com assistência operacional assegurada

Joaquim Aguiar | Dundo

Jornalista

O ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, rubricou, quarta-feira, em Seul, Coreia do Sul, o Acordo de Assistência para correcta operacionalização do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL).

01/06/2023  Última atualização 07H45
© Fotografia por: DR

O Acordo de Assistência rubricado com o Secretário-Geral da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil), Juan Carlos Salazar, inclui a monitorização e supervisão do processo de transição operacional do AIAAN "ORAT” do Novo Aeroporto Internacional, Dr.António Agostinho Neto. 

O Acordo inclui, também, o processo de certificação e a transferência da gestão da operação do empreendimento, em que o concessionário será seleccionado por via de concurso público. De acordo com o comunicado do Ministério dos Transportes que o Jornal de Angola teve acesso, a execução do acordo rubricado entra em vigor a partir de Agosto deste ano,  e terá  a duração de dois anos. 

A nota adianta que devido a natureza estratégica do projecto de transferência operacional, o Ministério dos transportes solicitou a assistência do Technnical Cooperation Bureau (TCB) da ICAO, agora, Denominado por Capacity Development and Implementation Bureau (CDIB), para fazer a supervisão dos aspectos operacionais, que culminou com a assinatura do Acordo de Assistência Operaciona ldo NAIL.Para a implementação do Projecto AGO23801,a OACI vai destacar para Angola um perito em Assistência Operacional de Aeroportos (OPAS).O perito da OACI vai assistir o Ministério dos Transportes nas atividades de supervisão e acompanhamento necessárias.

O documento do Ministério dos Transportes indica que, estando em fase final de construção o Novo Aeroporto Internacional de Luanda, está para breve a possibilidade de início da operação de carga, após inauguração da infra-estrutura, tendo em conta a interface entre a construção do empreendimento com os sistemas e os stakeholders operacionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia