Quinze empresas participaram, na terça-feira, na sessão de apresentação do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, organizado especificamente para investidores do sector, e que serviu também para dar a conhecer aos potenciais interessados os termos de referência do concurso para a sua gestão, que o Governo pretende lançar após a inauguração.
A concessão da gestão do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto será feita por um período de 25 anos, extensível por mais 15, e dos critérios de elegibilidade para as empresas interessadas, quer individualmente quer em consórcio, fazem parte a capacidade financeira (que deve ser superior a 150 milhões de dólares) e a gestão por um período mínimo de três anos de pelo menos um aeroporto com capacidade mínima para 10 milhões de passageiros/ano.
Gestão da infra-estrutura
Durante o evento, realizado de forma virtual, o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, que presidiu a sessão, mostrou-se satisfeito com o resultado obtido após duas horas e meia de reunião.
"Tive a oportunidade de partilhar com parte considerável dos mais relevantes operadores aeroportuários do mundo as possibilidades e as capacidades de investimento que encerra o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, em Angola. Oportunidades relacionadas com a gestão da sua infra-estrutura, mas também dos serviços que vão disponibilizar e das actividades aeronáuticas que nele vão ser implementadas”, sublinha, o ministro citado por uma nota do Ministério dos Transportes.
Ricardo Viegas D’Abreu disse ainda "que o interesse manifestado pelas empresas presentes, quer na reunião conjunta quer nas sessões de esclarecimento one-to-one, permitem-nos antever um concurso altamente competitivo, com a participação dos maiores players internacionais do sector”.
Para reforçar a confiança dos investidores esteve, igualmente, presente na sessão, o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, que apresentou o quadro jurídico-legal em vigor em Angola, do ambiente de negócios e das recentes medidas que visam a simplificação do investimento estrangeiro no país, designadamente a isenção de vistos.
Mário Caetano João destacou ainda outras oportunidades de investimento em Angola, como a agricultura e o turismo de lazer e de negócios, a logística e a indústria.
Para Mário Caetano João "a inauguração e a entrada em funcionamento do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto vai seguramente contribuir para a dinamização destes outros sectores e com isso acelerar a diversificação económica de que Angola precisa e na qual está seriamente empenhada”.
Participaram da sessão mais de 130 profissionais do sector da Aviação Civil e da Banca, provenientes de mais de duas dezenas de países.
Caracterização
Com inauguração prevista para o dia 10 de Novembro, o novo Aeroporto Internacional de Luanda está a ser construído num terreno com uma área total de 75 quilómetros quadrados, e foi projectado para acolher aeronaves críticas de categoria F (Airbus - A380).
Terá a capacidade para receber 15 milhões de passageiros/ano e está projectado para manusear um volume de carga de 130 mil toneladas/ano, numa primeira fase e 440 mil toneladas/ano posteriormente.
No passado dia 7 de Setembro foram publicados dados e informação aeronáutica relevantes sobre o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto para conhecimento da comunidade da Aviação Civil Mundial, estando a conclusão da sua certificação prevista para o final do mês de Outubro.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Mina do Luele, na província do Lunda-Sul, vai contribuir para o aumento significativo da produção de diamantes no país, afirmou, esta segunda-feira, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
A consultora BMI Research considera que o Banco Nacional de Angola (BNA) deverá manter a taxa de juro directora em 18% no próximo ano, depois da subida deste mês, com o fraco crescimento económico a desincentivar novas subidas.
Mais de 500 postos de trabalhos foram gerados pela Nova Cimangola, empresa que, actualmente, possui 1.170 trabalhadores directos e integrou nos quadros mais de cinco centenas de novos profissionais nos dois últimos anos.
A transportadora aérea nacional (TAAG), vai aumentar para seis, a partir de 11 de Dezembro próximo, as frequências semanais na rota entre Luanda e São Paulo, Brasil, dando "mais opções de mobilidade" aos seus passageiros e clientes.
O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.
A França pretende reforçar os laços de cooperação e as actividades no âmbito do grupo de amizade entre os parlamentos angolano e francês, anunciou, terça-feira, em Luanda, a embaixadora francesa, Sophie Aubert, à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
O projecto diamantífero de Luele, inaugurado na segunda-feira pelo Presidente da República, na província da Lunda-Sul, apresenta-se como o mais novo exemplo da grandeza do investimento angolano no sector dos Diamantes.
Angola, por intermédio da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, assumiu terça-feira, em Luanda, a presidência do Comité Ministerial da Saúde da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para um período de um ano.
Morreu, na segunda-feira, em Luanda, vítima de doença, o tenente-general reformado António Domingos Valeriano, um dos comandantes da célebre Batalha do Cuito Cuanavale, que culminou com a derrota do regime do apartheid, na África do Sul.