Cultura

Novatos da Ilha levam a rebita à Expo Japão

O grupo de rebita Novatos da Ilha, Prémio Nacional de Cultura e Artes de 2015, na categoria de dança, é um dos representantes, na próxima edição da Expo Internacional de 2025, que a cidade de Osaka, no Japão, vai acolher de 13 de Abril a 13 de Outubro do mesmo ano.

03/04/2024  Última atualização 09H10
Comissária Albina Assis (a quinta) contando da direita, realizou uma visita à sede do grupo © Fotografia por: DR

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o presidente executivo do Novatos da Ilha, Horácio Dá Mesquita, confirmou a participação do grupo, depois da recente visita da comissária-geral de Angola para a Expo 2025 Japão, Albina Assis, à sua sede social, localizada no bairro Lelo, Ilha do Cabo, em Luanda.

Horácio Dá Mesquita falou dos desafios e conquistas do histórico grupo da cultura Axiluanda, que este ano, a 31 de Outubro, celebra o seu 70º aniversário.

De acordo com o presidente executivo, a delegação vai ser composta por seis pares de passistas, a bessangana e um outro grupo de três músicos e instrumentistas.

Desde o convite feito pela comissária na quarta-feira passada, durante uma sessão de ensaios do grupo de rebita Novatos da Ilha, Dá Mesquita disse que a maior preocupação tem sido a necessidade de se renovar os passaportes dos integrantes da caravana. "Estamos, por outro lado, a trabalhar num programa que nos vai permitir intensificar, gradualmente, nos próximos dias, os nossos ensaios para que nada falte”, disse.

Segundo Horácio Dá Mesquita, a rebita vai estar bem representada, por se tratar de um produto cultural típico dos luandenses, que ao longo de mais de meio século ainda mantém as características originais.

Durante a presença na cidade de Osaka, adiantou, vão ser promovidos encontros para debates culturais com delegações de outros países, assentes no papel que as danças tradicionais têm na preservação e divulgação das tradições, que devem continuar a ser transmitidas a essência das raízes aos mais jovens. No país, explicou, o grupo, durante este período até à viagem, pretende participar em algumas actividades para manter o grupo no activo e em boa performance.

De acordo com o presidente executivo, desde a abertura do espaço da rebita, o grupo Novatos da Ilha tem servido para a manutenção, preservação e divulgação das danças tradicionais, de forma a permitir a transmissão dos valores culturais, por ser importante que as gerações vindouras possam dar continuidade às tradições.

Actualmente, destacou, o grupo Novatos da Ilha tem estado a preparar um novo conjunto de passistas jovens e de instrumentistas com idades compreendidas entre os 16 e 20 anos, no quadro do processo de  transmissão de conhecimentos.

O grupo está directamente ligado ao local e à região, permitindo ajudar a preservar as raízes locais, assim como os valores culturais angolanos. O Novatos da Ilha gera na comunidade o sentimento de pertença e, por isso, a Rebita, como uma manifestação cultural antiga, faz parte da identidade cultural e património cultural nacional.

Projectos de renovação do acervo cultural e histórico

A realização regular de espectáculos, a reconstrução do acervo histórico e cultural do grupo, a promoção de campanhas de alfabetização, o apoio à formação académica, científica e sociocultural dos membros, assim como o desenvolvimento de um amplo movimento de publicidade sobre a massemba constam do plano directivo do grupo.

Juventude deve apresentar projectos com inovações

A cidade de Osaka, no Japão, foi a escolhida para sediar a Expo Mundial de 2025, um evento internacional que deverá atrair milhões de visitantes. Esta será a segunda vez que o Japão é o anfitrião. A primeira foi em 1970. Ao longo de sua história, as Exposições Mundiais têm sido o local onde novas tecnologias e produtos são apresentados e popularizados, levando a avanços tecnológicos e projectos inovadores.

O tema desta edição é "Projectando a Sociedade do Futuro para as Nossas Vidas”, dividido em três subtemas que aprofundam a proposta: Salvando Vidas, Empoderando Vidas e Conectando Vidas.

O arquitecto Sou Fujimoto é o responsável pelo projecto do master plano da Expo, além de coordenar e oferecer directrizes para os países participantes. De acordo com a organização, a Expo 2025 Osaka receberá mais de 150 nações e várias organizações internacionais, cada uma desenvolvendo pavilhões e instalações para mostrar a sua própria interpretação do tema da exposição.

De acordo com Sou Fujimoto, jovens designers e arquitectos terão a oportunidade de receber comissões para construções em pequena escala em todo o local, visando impulsionar a inovação e a experimentação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura