Política

Novas infra-estruturas na Saúde e Educação

Alfredo Ferreira | Caxito

Jornalista

Os sectores da Saúde e Educação no Bengo ganharam, ontem, duas novas estruturas que vão facilitar o atendimento aos pacientes e melhorar as condições de ensino naquela província.

05/02/2021  Última atualização 08H45
Ministra da Saúde (ao centro) inaugurou bloco de urgência do Hospital Geral do Bengo © Fotografia por: Edmundo Eucílio| Edições Novembro
Trata-se do bloco de urgência do Hospital Geral do Bengo e de uma escola do ensino primário, localizada na comuna de Canacassala, no município do Nambuangongo. 

As obras foram inauguradas no âmbito das comemorações do 60º aniversário do Início da Luta Armada de Libertação Nacional - assinalado ontem -, pelas ministras da Saúde, Sílvia Lutucuta, e da Educação, Luísa Grilho.A construção do banco de urgência, com duração de quatro anos, está enquadrada no Programa de Investimento Públicos (PIP) e custou 370 milhões de kwanzas.

A estrutura conta com consultórios médicos, áreas de raio x, cirurgia, ortopedia, pediatria e uma recepção, onde os pacientes passam a ser atendidos em melhores condições.A ministra da Saúde informou que os quadros admitidos no recente concurso público do sector, vão reforçar o banco de urgência, que entrou em funcionamento ontem mesmo.
Défice de salas de aula

A escola do ensino primário nº 718, na localidade de Canacassala, tem seis salas de aula, uma quadra desportiva multiusos e área administrativa.A escola, que custou ao Estado perto de 68 milhões de kwanzas, foi reabilitada e apetrechada no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM). As obras duraram cinco meses.O estabelecimento de ensino tem 648 alunos, dos 986 matriculados este ano lectivo em toda a comuna de Canacassala.

A ministra da Educação informou que, apesar da inauguração da nova escola, a localidade necessita de mais sete salas de aula, o que compreende uma escola do ensino primário, para albergar os alunos que estão fora do sistema de ensino.Luísa Grilo disse que o Bengo também precisa de mais professores, lembrando que a província realizou, recentemente, um concurso público para a admissão de docentes. Esclareceu que escola reabilitada de Canacassala conta com os professores que forem admitidos no concurso público.
Mais de 15 mil fora do ensino

A governadora do Bengo, Mara Quiosa, informou que a província tem 15.223 crianças fora do sistema de ensino, mas que e acredita que, com a reabilitação da escola de Canacassala e as 24 em construção e reabilitação, no âmbito do PIIM, aquele número deverá reduzir consideravelmente.Mara Quiosa disse que o grande objectivo do Governo é continuar a aumentar a qualidade de ensino, para se poder melhorar o nível de aproveitamento das crianças.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política