O desabamento na madrugada deste sábado de um edifício de seis andares, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, não causou, até ao momento, nenhuma morte ou feridos, segundo o mais recente balanço das autoridades.
Mais de 250 efectivos das forças de defesa e segurança e diversos meios estão mobilizados no local onde desabou, na madrugada deste sábado, o prédio número 41, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda.
Quarenta escolas começam a ser construídas, no total, este ano, pelo Governo de Benguela, no quadro do Programa de Investimentos Públicos, anunciou, ontem, em Chongoroi, o director provincial da Educação.
O número de escolas a serem construídas na província, afirmou, é aceitável e vai minimizar a insuficiência de salas de aula. "Neste ano, o Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística do Governo de Benguela vai construir 40 escolas a serem distribuídas mediante as necessidades e demandas por municípios”, explicou, acrescentando que Chongoroi é um dos favorecidos, por carecer de mais escolas do II Ciclo do Ensino Secundário.
O estado de algumas infra-estruturas escolares de Benguela, reconheceu, é preocupante. "Temos feito um trabalho para a recuperação de algumas, apesar de não ser tarefa do Gabinete Provincial da Educação. O trabalho da instituição deve ser mais pedagógico, mas temos intercedido junto do Governo Provincial e das administrações municipais para construírem mais escolas. Os resultados têm sido positivos”, reconheceu.
A inserção de crianças no sistema de ensino, afirmou, é um processo que tem recebido a máxima atenção. "Todo trabalho tem sido feito para recuperar as escolas com salas de aula precárias, de forma a dar maior dignidade às crianças”.
Neste ano lectivo, informou, Benguela matriculou 820.329 alunos. "O apuramento do número real de crianças fora do sistema de ensino em Benguela é um trabalho que tem sido feito pelo Gabinete Provincial da Educação e o Instituto Nacional de Estatística”, disse.
A nível dos municípios, referiu, há, ainda, a necessidade de se construir residências para professores. "Temos intercedido junto das administrações municipais, para incluírem nas obras de construção de escolas, as residências para os professores”, contou, além de explicar que Benguela tem 953 escolas, entre públicas, comparticipadas e privadas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginCerca de 11 horas após o desabamento de um edifício de seis andares na madrugada deste sábado, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, continuam os trabalhos de remoção dos escombros, sem registo de mortes, informou, há instantes, o porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Félix Domingos.
A falta de manutenção e alterações que impactaram no tempo de vida útil da estrutura, foram apontadas hoje como as causas do desabamento do edifício 41, ocorrido na madrugada deste sábado, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, pelo engenheiro de construção civil, Edmundo Sapalalo.
O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, visitou, este sábado, o local onde desabou na madrugada de hoje um edifício de seis andares, localizado na avenida Comandante Valódia, em Luanda.
Uma possível “ruptura da tubagem as redes de distribuição de água do edifício vizinho, que contribuiu para a perda de capacidade de suporte do solo de fundação” pode estar na causa do desabamento na madrugada deste sábado, do prédio 41, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, de acordo com o proprietário do edifício (FUNDINVESTE).
O desabamento na madrugada deste sábado de um edifício de seis andares, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, não causou, até ao momento, nenhuma morte ou feridos, segundo o mais recente balanço das autoridades.
O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, visitou, este sábado, o local onde desabou na madrugada de hoje um edifício de seis andares, localizado na avenida Comandante Valódia, em Luanda.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
O governador da província de Luanda, Manuel Homem, assegurou, este sábado, que vai se pronunciar a qualquer instante sobre o desabamento do prédio 41, localizado na Avenida Comandante Valódia, na capital do país.
Os testes psicotécnicos Online para o acesso ao Concurso Público na Administração Geral Tributária (AGT), antes agendado para este sábado, 25, foram adiados por "razões de natureza técnica e operacional", informou a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP).
Mais de 150 efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros trabalham, neste momento, para encontrar eventuais vítimas nos escombros do edifício 41 que desabou na madrugada deste sábado, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda.
Um futebolista que joga em França, nascido em Cacuaco, fora de Luanda, decide jogar pela República Democrática do Congo (RDC), porque o seu pai é congolês. Esta atitude suscita intensas críticas por parte de Angola; muitos sentem que o jogador em questão traiu a sua pátria por jogar para outra nação. Os ataques de jingoísmo e de manifestações de patriotismo são impressionantes!