Sociedade

Novas escolas erguidas na província de Benguela

Arão Martins / Benguela

Jornalista

Quarenta escolas começam a ser construídas, no total, este ano, pelo Governo de Benguela, no quadro do Programa de Investimentos Públicos, anunciou, ontem, em Chongoroi, o director provincial da Educação.

23/01/2023  Última atualização 07H10
Governo tem incluído mais crianças no sistema de ensino © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro | Chongoroi
Edmundo Salupula disse, no final de uma visita do governador de Benguela, Luís Nunes, a algumas escolas do Chongoroi, que além da construção, o programa prevê, também, a conclusão de obras que se encontram paralisadas.

O número de escolas a serem construídas na província, afirmou, é aceitável e vai minimizar a insuficiência de salas de aula. "Neste ano, o Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística do Governo de Benguela vai construir 40 escolas a serem distribuídas mediante as necessidades e demandas por municípios”, explicou, acrescentando que Chongoroi é um dos favorecidos, por carecer de mais escolas do II Ciclo do Ensino Secundário.

O estado de algumas infra-estruturas escolares de Benguela, reconheceu, é preocupante. "Temos feito um trabalho para a recuperação de algumas, apesar de não ser tarefa do Gabinete Provincial da Educação. O trabalho da instituição deve ser mais pedagógico, mas temos intercedido junto do Governo Provincial e das administrações municipais para construírem mais escolas. Os resultados têm sido positivos”, reconheceu.

A inserção de crianças no sistema de ensino, afirmou, é um processo que tem recebido a máxima atenção. "Todo trabalho tem sido feito para recuperar as escolas com salas de aula precárias, de forma a dar maior dignidade às crianças”.

Neste ano lectivo, informou, Benguela matriculou 820.329 alunos. "O apuramento do número real de crianças fora do sistema de ensino em Benguela é um trabalho que tem sido feito pelo Gabinete Provincial da Educação e o Instituto Nacional de Estatística”, disse.

A nível dos municípios, referiu, há, ainda, a necessidade de se construir residências para professores. "Temos intercedido junto das administrações municipais, para incluírem nas obras de construção de escolas, as residências para os professores”, contou, além de explicar que Benguela tem 953 escolas, entre públicas, comparticipadas e privadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade