Política

Nova sede da CNE chama-se Margaret Anstee

César Esteves

Jornalista

O Novo edifício da sede da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), inaugurado, esta quinta-feira, em Luanda, pelo Chefe de Estado, vai chamar-se "Margaret Anstee".

26/05/2022  Última atualização 12H24
© Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

Entre 1992 a 1993, Margaret Anstee foi Enviada Especial do Secretária-Geral da ONU para Angola tornando-se também na primeira mulher a liderar uma Missão de Manutenção de Paz da ONI ao liderar a 2° Missão de Verificação da ONU em Angola UNAVEM II em 1992 representando assim o nosso país uma importante etapa na vida profissional desta insigne diplomata.

Margaret Anstee, falecida a 25 de Agosto de 2016 com 90 anos foi em vida uma das mais importantes diplomatas britânicas sendo uma das primeiras mulheres a trabalhar no Ministério dos Negócios Estrangeiros Britânicos em 1948.

Durante perto de 40 anos (1953-1993), Margaret Anstee esteve ao serviço da Organização das Nações Unidas tornando-se na primeira mulher a ser nomeada Secretária-Geral Adjunta no ano de 1987.

Com um curriculum extenso que incluiu importantes missões no Bangladesh, México, Chernobyl, Kuwait, Bolívia, Peru, Viena da Áustria entre outros países, Margaret Anstee deixa um legado importante para as gerações vindouras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política