Angola foi eleita, terça-feira, em Lisboa, como uma das vice-presidentes e Relatora-Geral da II Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, aprovada por consenso, no encontro que reúne vários Chefes de Estados e de Governos.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
O Novo edifício da sede da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), inaugurado, esta quinta-feira, em Luanda, pelo Chefe de Estado, vai chamar-se "Margaret Anstee".
Entre 1992 a 1993, Margaret Anstee foi Enviada Especial do Secretária-Geral da ONU para Angola tornando-se também na primeira mulher a liderar uma Missão de Manutenção de Paz da ONI ao liderar a 2° Missão de Verificação da ONU em Angola UNAVEM II em 1992 representando assim o nosso país uma importante etapa na vida profissional desta insigne diplomata.
Margaret Anstee, falecida a 25 de Agosto de 2016 com 90 anos foi em vida uma das mais importantes diplomatas britânicas sendo uma das primeiras mulheres a trabalhar no Ministério dos Negócios Estrangeiros Britânicos em 1948.
Durante perto de 40 anos (1953-1993), Margaret Anstee esteve ao serviço da Organização das Nações Unidas tornando-se na primeira mulher a ser nomeada Secretária-Geral Adjunta no ano de 1987.
Com um curriculum extenso que incluiu importantes missões no Bangladesh, México, Chernobyl, Kuwait, Bolívia, Peru, Viena da Áustria entre outros países, Margaret Anstee deixa um legado importante para as gerações vindouras.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA luta contra a corrupção está a cobrir todos os níveis da base até ao topo e quem está a fazer isso são os tribunais, assegurou, nesta terça-feira, em Lisboa o Presidente da República, João Lourenço.
O Presidente da República, João Lourenço, orientou, hoje, em Lisboa, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, a deslocar-se, com a máxima urgência, a Barcelona, Espanha, para se inteirar do estado de saúde do antigo Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.
A secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, disse esta terça-feira, em Luanda, que Angola considera a segurança e a protecção marítimas como pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável do continente africano.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.