Economia

Nova líder da ASSEA traça metas para a organização

Kátia Ramos

Jornalista

A recém eleita presidente da Associação de Empresas Autóctones para Indústria Petrolífera de Angola (ASSEA) disse, esta semana, em Luanda, que vai usar toda experiência para alavancar a instituição.

15/03/2024  Última atualização 00H43
© Fotografia por: Cedida
Na sua intervenção, revelou que empresas estrangeiras beneficiam de 98% por cento das contratações e apenas 2% são dadas as empresas angolanas num total de contratação anual de USD 18.2 mil milhões de dólares. 

No seu entender, é imperativo superar os obstáculos persistentes, como a não implementação da metodologia de medição do Conteúdo Local, a ausência de instrutivos no sector para permitir pagamentos em kwanzas e moeda estrangeira, bem como prazos de pagamento desfavoráveis.

No quadro das suas ambições, vai também, promover a diversidade, inclusão e a sustentabilidade no sector energético, de formas a impulsionar uma maior inserção de empresas lideradas por mulheres e incentivar estágios profissionais para mais de 150 jovens até ao final de 2024. 

"Os 2% não trazem registos significativos de empresas angolanas lideradas por mulheres, uma discrepância que representa uma injustiça económica e configura-se como um obstáculo ao crescimento sustentável do país”, indicou a também empresária.

A recém eleita considera que as estatísticas revelam uma disparidade preocupante, referindo os 18 anos de experiência como estrategista nos sectores financeiro e petrolífero, vai servir para trabalhar no crescimento do sector, dando o devido valor as empresas nacionais.

Berta Rodrigues Issa subsistiu presidente, Bo Dontoni, diretor-geral da AIS, Lda, após concluir dois mandados a frente da associação. 

Criada em 2019, com mais de 80 empresas associadas, tem a missão de promover, fomentar e desenvolver o crescimento do Produto Nacional Bruto (PIB) através da implementação da legislação de Conteúdo Local e do engajamento activo das empresas nacionais no sector petrolífero como alavanca principal da diversificação da economia angolana e fortalecimento do empresariado nacional.

Perfil 

A nova líder da ASSSEA é graduada em finanças e possui também um MBA em negócios internacionais, entre outras formações. A empresária tem ainda uma especialização em estratégia de comunicação pela Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.

Sua trajectória profissional inclui posições de destaque na divisão downstream (Sonangol Logística) e no conselho de administração da empresa estatal Sonangol.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia