Economia

Notas do kwanza da série 2012 fora de circulação

As notas de kwanza da série 2012 ficam fora da circulação, a partir desta sexta-feira, como meio de pagamento nas transacções comerciais, no âmbito do processo de retirada das mesmas do mercado pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

30/12/2021  Última atualização 14H51
© Fotografia por: DR

Trata-se das notas de 200, 500, mil, dois mil e cinco mil kwanzas, todas da série de 2012, que ainda coabitam, no mercado nacional e em circulação nas 18 províncias do país, com novas notas de mesmo valor facial, da série de 2020. 

Por outro lado, entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2022 as notas do kwanza da série de 2012 podem ser depositadas nas contas bancárias, sendo que de 1 de Julho de 2022 até 31 de Dezembro de 2026, os detentores destas notas poderão trocar junto das instalações do BNA a nível nacional. 

Por seu turno, o economista Rui Malaquias esclareceu que estas notas não serão pertença do Estado, mas dos clientes ao depositarem nas suas contas bancárias nos bancos comerciais.

"Quem não tem conta bancária também vai entregar o dinheiro antigo que está foram de circulação e pode receber notas novas", tranquilizou, em declarações à Rádio Nacional de Angola, acrescentando que se trata de um processo normal em que o objectivo "é apenas retirar o dinheiro de circulação mas não o poder de compra as pessoas".

Na visão do economista, este exercício fará com que o Estado volte a controlar a base monetária e realizar um combate mais acérrimo à inflação, cujo processo era difícil com as notas antigas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia