Economia

Nossa Seguros mantém 2ª quota de mercado com 98 mil tomadores

Os excelentes resultados obtidos pela Nossa Seguros durante o exercício 2022 tiveram como principais fundamentos o crescimento do número de clientes na ordem do 61 por cento em relação ao período homólogo (2021), perfazendo um total de 98 mil tomadores de seguros.

30/03/2023  Última atualização 08H20
A Nossa Seguros obteve, em 2022, um resultado líquido de 6 840 827 milhões de kwanzas, contra 5 131 939 milhões de kwanzas em 2021, representando um aumento de 33 por cento e uma margem de solvência de 170 por cento sem distribuição de resultados. As est © Fotografia por: DR

De acordo com os dados avançados pelo administrador executivo da referida seguradora, Marcelo Perdigão, durante a conferência de imprensa para apresentação do balanço referente ao ano passado, no período em referência registou-se a emissão de 136 mil apólices, equivalente a um crescimento de 47 por cento.

As estatísticas acima descritas, segundo o responsável, cristalizam os 23 por cento de crescimento alcançado pela Nossa Seguros, consubstanciado por um volume de receitas em prémios directos na ordem dos 44, 3 mil milhões de kwanzas, enquanto o volume de receitas com prémios no ano anterior (2021)teve um saldo de 36 mil milhões de kwanzas. 

"Ao crescermos 23 por cento, tivemos um resultado acima do mercado que no ano transacto foi de apenas 13 por cento na receita. Mantivemos o mesmo número de agências, contrariamente aquilo que eram as nossas expectativas”, disse Marcelo Perdigão.

Marcelo Perdigão revelou que a empresa também verificou um crescimento substancial ao nível dos parceiros, com destaque para mediadores e corretores, na medida em que o ano ficou fechado com a intervenção de 111 parceiros a comercializarem produtos de seguro, o que corresponde a um crescimento na ordem dos 52 por cento.

O administrador executivo enfatizou ainda o impacto dos indicadores mencionados na geração de novos postos de trabalho, depois de um período de estagnação, em consequência do surgimento da pandemia da Covid-19 e conjuntura económica internacional, na perspectiva de que no ano em curso os mais jovens possam ingressar. 

"A nossa força de trabalho também conheceu crescimento, decorrente do aumento da produção, número de clientes e apólices. Crescemos 4,0 por cento a nível da nossa força de trabalho, ou seja, fechamos o exercício de 2022 com 162 colaboradores, um motivo para ficarmos optimistas em resultados cada vez mais expressivos”, augurou .

Principais indicadores

Os resultados ora alcançados, segundo sustentou Marcelo Rodrigão, permitiram que a Nossa Seguros consolidasse a segunda posição no ranking de seguradoras, ou seja um crescimento de 2,0 e uma quota de aproximadamente 16 por cento.

O rácio de sinistralidade da Nossa registou um ligeiro agravamento, cuja variação é justificada essencialmente pelo ajustamento efectuado no ano anterior à provisão para sinistros do ramo de Acidentes de Trabalho e ao agravamento da sinistralidade do Ramo de Responsabilidade Civil Geral.

As despesas registaram um crescimento de 36 por cento, uma rubrica cujo impacto foi mais influenciado pela actualização salarial e novos recrutamentos. Registou-se também aumento na rubrica de fornecimentos e Serviços Externos, em função do crescimento do negócio e  realização de despesas associadas a iniciativas do plano estratégico, taxas e impostos deveu-se essencialmente ao crescimento do negócio e ao aumento da taxa de contribuição anual da ARSEG.

Mercado assinala com satisfação a entrada de mais mediadores particulares

A Nossa Seguros obteve, em 2022, um resultado líquido de 6 840 827 milhões de kwanzas, contra 5 131 939 milhões de kwanzas em 2021, representando um aumento de 33 por cento e  uma margem de solvência de 170 por cento sem distribuição de resultados.

As estatísticas mais expressivas do último  exercício económico foram os 44.332 milhões de kwanzas em prémios de seguro directo, mais 23 por cento que o ano anterior, um resultado líquido de 6.841 milhões de kwanzas (+33 por cento) e 21. 861 milhões de kwanzas de capitais próprios (+32 por cento).

Os prémios brutos emitidos registaram um crescimento significativo, de 23% acima do mercado. O Canal Directo representa 60% do peso da produção, mas registou um decréscimo no seu peso.  O negócio de particulares registou uma ligeira melhoria comparativamente ao período homólogo.

A nível do mercado foi verificado um crescimento da receita em 13 por cento , ou seja, uma produção de 10 pontos percentuais em comparação com o ano 2021. em 2022 operaram no mercado 24 seguradoras, mais duas que em 2021.

Em relação às sociedades de fundos de pensões, o mercado não sofreu qualquer alteração, sendo que as oito (8) sociedades  gestoras que operaram no ano anterior(2021), foram  as mesmas no exercício de 2022.

Os dados constantes no site da Agência Angolana Reguladora e de Supervisão de Seguros (ARSEG), são conta de um aumento  de 51 mediadores pessoas colectivas ( 1351 mediadores  licenciados) e 99 mediadores individuais.

Hélder Jeremias e Regina Handa

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia