Cultura

Nituecheni Africano distinguido melhor autor angolano no Brasil

Marcelino Wambo | Huambo

Jornalista

O director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Huambo, Jeremias Piedade Chissanga, considerou, sábado, a homenagem feita ao escritor Nituecheni Africano, pela direcção da revista “World Book Review Awards”, como melhor autor do romance contemporâneo no Brasil, um ganho para o país e para os amantes da literatura.

27/03/2023  Última atualização 14H01
Nituecheni Africano distinguido melhor autor angolano no Brasil © Fotografia por: DR

Ao falar à imprensa Jeremias Piedade Chissanga  lembrou que o escritor já venceu no ano passado o 4 maior concurso literário da América latina "Word-Book” e foi eleito "Embaixador da literatura em África”, pela empresa "ONF” Literary, vocacionada a literatura Contemporânea. Explicou que a sua eleição tem propiciado ao novo embaixador Nituecheni Africano viagens pelos países do continente africano com propósito  de realizar doações de livros, proferir palestras para que mais escritores jovens possam se notabilizar na arena internacional.

Jeremias Chissanga admitiu que a designação do autor não representa apenas um ganho para a literatura moderna angolana, mas também para o continente africano. Nascido no Huambo a 12 de Setembro de 1990, Nituecheni Africano é autor de três obras literárias do género romance, designadamente "Vendedor de pães Asmos”,  "Prisioneiro do Amor” e "Imigrante da Web e suas Tolices”.

O responsável reconheceu que em Angola existem muitos jovens escritores da nova geração super-talentosos e Nituecheni Africano, pseudónimo literário de Eugénio Afonso Gaspar, é prova disso.  Jeremias Chissanga defendeu que o mundo precisa de mais financiamento para que a literatura seja a porta para que os líderes africanos olhem de forma diferente para a juventude com esse talento cultural.

Por seu turno, o jovem e escritor Nituecheni Africano disse que o maior destaque foi a homenagem, após ter sido seleccionado na categoria de literatura contemporânea brasileira, que fez como melhor escritor do ano no Brasil. "Por isso, em nome dos angolanos agradeço a homenagem que a direcção da melhor revista brasileira fez por mim. Não tem sido fácil o reconhecido destes títulos no estrangeiro”, destacou. Nituecheni Africano lembrou que mereceu o mérito por ter sido o vencedor do maior concurso literário da América Latina, do 4º Prémio Internacional "Word Book Review Edwards” que contou com a participação de vários países.

Referiu que o concurso foi a base de votações, onde a organização do evento disponibilizou ‘site’ e códigos para cada concorrente, onde podiam votar quantas vezes fosse possível tendo vencido com a obra literária "O Imigrante da Web e suas tolices”, com maiores votos a favor.

Sublinhou que por ter sido o primeiro com maior número de votos, foi consagrado com o troféu em duas categorias, nomeadamente melhor romance e escritor jovem do ano, pela direcção da mais prestigiada revista do Brasil "World Book Review Awards”, onde representou o continente africano e Angola.

Lembrou que para evitar eventuais fraudes, sobretudo, na contagem de votos, o concurso contou com oito juízes vindo dos Estados Unidos, Espanha e Brasil. 

Nituecheni Africano disse ter levado consigo medalha e troféus, lembrando que contou também com agenciamento e promoções de uma obra literária. 

 

Motivação pelas TIC

De acordo com o autor, a motivação para escrever este livro surge de uma reflexão que fez em torno da evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em especial a utilização das redes sociais actualmente. Nituecheni Africano aconselha às pessoas a fazerem o uso das redes sociais de forma cautelosa e racional, porque muitos perfis são falsos e por trás deles há pessoas de má índole.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura