Cultura

Nilmara Arte procura espaço no artesanato

Manuel Albano |

Jornalista

A artesã Nilmara Artes, mulher de múltiplos ofícios, carrega consigo uma carreira artística de quatro anos. Apesar das dificuldades para se impor no mercado artístico, com a agravante das mulheres serem pouco conhecidas nesta área, a jovem não desiste dos seus sonhos.

14/05/2024  Última atualização 10H43
Artesã tem contribuído para o crescimento das artes no país © Fotografia por: DR

A mulher angolana também tem contribuído significativamente para o crescimento das artes no país, porque muitas já têm formação artística consolidada e emprestam o seu saber na gestão de projectos culturais e produção de peças artesanais.

O artesanato, frisou, já tem um número considerável de jovens mulheres que olham para esse segmento artístico como uma oportunidade para mostrar as valências e o potencial no domínio das artes, no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local de Combate à Pobreza (PIDLCP) do Executivo.

A jovem conta que aprendeu a profissão por curiosidade e foi aperfeiçoando com formações presenciais e online. Confessou que o incentivo dos familiares e amigos  a motivou a não desistir. Hoje, produzir chapéus, colares de missangas, pulseiras e outros materiais já se tornou uma rotina.

A odisseia começou quando se predispôs a fazer alguma coisa, uma vez que sempre teve uma queda pelas artes, acompanhando muitos vídeos e colegas mais experimentados na matéria. Aos poucos, conta, foi ganhando o gosto pela produção de peças artesanais.

Nilmara Arte sonha ser uma artista famosa e reconhecida a nível nacional e internacional. Para isso, realçou, precisa  de continuar a apostar na formação artística.

O papel das mulheres nas artes, disse, apesar de ser ainda um número não muito expressivo, tendo em conta a demografia do país, em que as mulheres constituem 52 por cento dos habitantes, tem sido visível e acredita na sua afirmação permanente. "Acredito no potencial das jovens, antigamente não era tão valorizado o trabalho artístico desenvolvido pelas senhoras, porque era mais comum dar destaque aos homens”, disse.

Além de artesã, Nilmara Arte explicou que é uma empreendedora no ramo da moda e da culinária. "Aconselho também aquelas meninas a saírem do anonimato se desejam alcançar a independência financeira. O segredo é começar e acreditar”, incentivou.

As vivências colectivas e pessoais, explicou, são as fontes de inspiração para a produção das suas obras de arte. " inspiro-me  todos os dias naquilo que vejo no dia a dia e busco as experiências  mais antigas no mercado”, contou.

Pela arte, revelou, já conquistou muita coisa. "Tive o prazer de expor o meu trabalho na Televisão Pública de Angola (TPA), no programa Arco-Íris, e foi uma experiência extraordinária, que deu mais visibilidade à minha carreira artística”, ressaltou.

Nilmara Arte começou a fazer arte desde pequena, mas profissionalmente está há quatro anos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura