Cultura

Nigerianos dominam troféus nos prémios da música africana

Roque Silva

Jornalista

O nono prémio African Muzic Magazine Awards e Music Festival (Afrimma) foi dominado por artistas de nacionalidade nigeriana, ao vencerem o maior número de troféus (onze), edição em que os oito representantes angolanos ficaram sem qualquer troféu.

25/11/2022  Última atualização 08H22
Nigerianos dominam troféus nos prémios da música africana © Fotografia por: DR

Durante a gala de entrega de prémios, que decorreu na madrugada de segunda-feira, em Dallas, no Texas, a produção atribuiu o Prémio Liderança à Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu.

Os músicos nigerianos conquistaram 11 das 31 categorias, entre as quais Produtor Musical do Ano, Director de Videoclipe do Ano, Artista do Ano, Música do Ano, Melhor Videoclipe, Artista Revelação, Melhor Dançarino Africano, Melhor DJ Africano nos EUA, e Colaboração do Ano.

Informações divulgadas disponibilizadas na página oficial do Afrimma dão conta que os cantores Edmázia Mayembe, Gerilson Insrael, Edgar Domingos, Miguel Buila, o grupo Wet Bad Gang, o dançarino Manuel Kanza, DJ Jeff e o radialista Afonso Quintas ficaram em branco.

Os angolanos disputaram as categorias de Melhor Artista Feminina da África Central, Melhor Cantor Lusófono, Melhor Gospel, Melhor Bailarino Africano, Melhor DJ de África e Melhor Apresentador do Ano de Rádio/TV, tendo sido superados por artistas da África do Sul, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

O African Muzic Magazine Awards e Music Festival são  organizados pela revista sobre a música moderna africana Afrimma, com sede nos Estados Unidos.

O festival distingue anualmente os africanos que mais se destacam no mercado internacional em categorias de cinco regiões do continente e da diáspora africana.

Este ano, o prémio decorreu sob o lema "Esta é a África”, em cerimónia presencial e de regresso aos palcos, dois anos depois de ter sido transmitido via streaming face ao advento da pandemia da Covid-19.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura