Mundo

Nigéria prepara envio de astronauta ao espaço

A Nigéria e a Agência de Exploração e Pesquisa Espacial, SERA, de Delaware, EUA, assinaram ontem um Memorando de Entendimento para enviar o primeiro nigeriano ao espaço, segundo revelou o jornal nigeriano Vanguard.

23/06/2024  Última atualização 10H29
© Fotografia por: DR

O ministro da Inovação, Ciência e Tecnologia, Uche Nnaji, na assinatura do Memorando de Entendimento, em Abuja, considerou que o voo espacial humano era uma grande aspiração da Nigéria.

"O voo espacial humano não é apenas uma aspiração aleatória do nosso país, mas um objectivo importante da Política e Programa Espacial da Nigéria, que foi aprovado pelo Conselho Executivo Federal, FEC, em 2001. "Reviver e implementar todos os planos nacionais abandonados é um ponto cardeal da Agenda Esperança Renovada da administração do Presidente Bola Tinubu. Esta parceria proporciona uma forma de alcançar a nossa aspiração de longa data como nação”, disse.

O ministro adiantou que a vaga poderá estar disponível até Dezembro, ou em 2025, já que a SERA ainda estará a testar plataforma. Matthew Adepoju, director-geral da NASRDA, disse que o custo de enviar um nigeriano ao espaço foi totalmente patrocinado pela SERA, acrescentando que o evento marcou o início dos esforços da agência para implementar parte do seu roteiro de ter um voo espacial humano.

Acrescentou que vale a pena  celebrar  o  evento num momento em que a Nigéria comemorava os 25 anos do seu programa espacial. O programa Voo Espacial Humano é um dos objectivos fundamentais da Política e Programa Espacial Nacional e "foi com isto em mente que estabelecemos o Departamento de Ciências Físicas e da Vida há cerca de três anos para forjar este mandato”.

Sam Hutchison, fundador da SERA, disse que a candidatura para estar no espaço será aberta a qualquer pessoa maior de 18 anos e não são exigidas outras qualificações. "Vo-cê poderá se inscrever e incentivar outras pessoas a votarem em você; como parte do processo democrático, o povo nigeriano seleccionará quatro potenciais candidatos a astronautas antes de um processo de selecção final.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo