Desporto

Nigéria e Gâmbia nas meias-finais

António de Brito

As selecções da Nigéria e da Gâmbia defrontam-se na segunda-feira, às 18h00, no Estádio Internacional do Cairo, em partida das meias-finais da 23ª edição do Campeonato Africano de Futebol Sub-20, a decorrer no Egipto.

04/03/2023  Última atualização 08H55
© Fotografia por: DR

Nos quartos-de-final, a Nigéria derrotou o Uganda, por 1-0, enquanto a Gâmbia bateu sem apelo nem agravo o Sudão do Sul, por 5-0.

Contudo, nigerianos e ugandeses jogam uma cartada decisiva, com a finalidade de marcarem presença na grande final do próximo sábado. A julgar pela rivalidade existente entre os contendores espera-se por um jogo "electrizante" de desfecho imprevisível. 

Aliás, os confrontos entre nigerianos e gambianos são de cortar a respiração, quer nos escalões etários como nos seniores. Nigéria e Gâmbia são duas selecções tecnicamente evoluídas, pelo que prevê um jogo intenso do primeiro ao último minuto. 

Tanto Nigéria quanto Gâmbia trouxeram para esta competição os melhores jogadores que actuam nas principais ligas europeias, com o propósito de se baterem pelo título continental.

Na fase de grupos da competição, o combinado nigeriano classificou-se na segunda da série A, com seis pontos, em que o Senegal acabou na liderança, com 9 pontos.

Em três encontros disputados, a Nigéria perdeu na ronda inaugural diante do Senegal, por 1-0, depois derrotou o Egipto por idêntico resultado, bem como Moçambique, por 2-0.

A Gâmbia, por sua vez, passou classe no Grupo C, sendo que dos três encontros realizados venceu igual número. No arranque da prova, a Gâmbia venceu a Tunísia, por 1-0, depois superou a Zâmbia (2-0) e o Benin (1-0), totalizando 9 pontos.

Com sete títulos conquistados, após feitos de 1983, 85, 87, 89, 2005, 2011 e 2015, a Nigéria procura a oitava consagração, ao passo que a Gâmbia persegue o primeiro troféu.

Na outra meia-final, o Senegal vai defrontar o vencedor do jogo entre Congo Brazzaville e Tunísia, agendado para o Estádio do Canal de Suez.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto