Economia

Nigéria constrói porto comercial avaliado em USD 1,5 mil milhões

O novo porto marítimo de Lagos, na Nigéria, denominado “Lekki Deep Sea Port”, com um investimento de 1,5 mil milhões de dólares, vai receber a primeira embarcação comercial no domingo, 29.

26/01/2023  Última atualização 10H49
© Fotografia por: DR

Inaugurado, oficialmente na passada segunda-feira, pelo Presidente nigeriano Muhammadu Buhari, o "Lekki Deep Sea Port” vai impulsionar o crescimento económico do país.

O governador de Lagos disse que os navios que atracam no porto "podem ter até quatro vezes o tamanho dos navios que actualmente atracam nos portos de Tin Can e Apapa”, os outros dois portos de Lagos.

A abertura do porto marítimo avaliado em 1,5 mil milhões de dólares, financiado pela China, instalado no centro comercial de Lagos, é uma fonte de esperança para as autoridades locais que desejam a infra-estrutura para ajudar a crescer a economia em dificuldades da nação da África Ocidental.

O porto Lekki Deep Sea é um dos maiores da África Ocidental e vai criar centenas de milhares de empregos, além de aliviar o congestionamento de carga que custa bilhões de dólares em receita anual, disse o governador de Lagos, Babajide Sanwo-Olu.

O terminal do porto é capaz de movimentar pelo menos 2,5 milhões de contenderes de 20 pés por ano.

 

Parceria estratégica

A unidade portuária vai ser  operada por uma "joint venture”, entre o Governo nigeriano, o Estado de Lagos, o Tolaram Group, com sede em Cingapura, e a estatal China Harbor Engineering Company.

A nova infra-estrutura marítima de Lagos vai desviar o tráfego de portos congestionados e aumentar os ganhos, com benefícios económicos esperados de mais de 360 mil milhões de dólares.

O projecto vai impulsionar o desenvolvimento económico não apenas de Lagos, mas de todo o país, de acordo com o embaixador chinês na Nigéria, Cui Jianchun.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia