O grupo Nguami Maka realizou, no sábado, em Luanda, no âmbito das celebrações dos seus 20 anos de existência, uma actividade cultural, onde reafirmou o compromisso de defender os ritmos e sons da ancestralidade angolana.
Durante o encontro,
pesquisadores, antigos integrantes, bailarinas, jornalistas e familiares deram
depoimentos sobre o grupo e aproveitaram a ocasião para falar um pouco sobre o
actual estado do movimento artístico e cultural nacional.
O líder do Nguami Maka,
Jorge Mulumba, disse que as duas décadas de existência foram de altos e baixos,
mas tiveram muito apoio do grupo Kituxi e seus Acompanhantes, uma das principais
referências da música tradicional nacional.
Um dos grandes momentos ao
longo destes anos, destacou, foi o reconhecimento público feito no auditório da
Rádio Nacional de Angola por Malé Malé, mestre da dikanza, a 13 de Maio de
2005, numa actividade para homenagear Kituxi e Seus Acompanhantes.
Roma, Caminha, Eliseu e
Nando, outros integrantes do Nguami Maka, aproveitaram para falar da
cumplicidade e da amizade existente no grupo. No acto, o músico Carlos
Lamartine felicitou e ainda encorajou o grupo a continuar a preservar a cultura
nacional. "Depois de várias experiências juntos, decidi que dois temas do meu
próximo disco vão ser trabalhados pelo grupo”, revelou.
Fundado no Marçal, a 20 de Abril de 2002, o Nguami Maka teve, na primeira formação, nomes como Lolito da Paixão( voz e tambor), Mingo (tambor), Pascoal Caminha (dikanza), Nando (mukindu) e Jorge Mulumba (voz e hungo). Actualmente o grupo conta com artistas como Roma, Caminha, Eliseu, Nando e Mulumba. O grupo tem um CD no mercado, "Ngongo”, e tem trabalhado num projecto de preservação da dikanza.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO estado de saúde do kudirista Nagrelha, que no último sábado viajou para Portugal, onde recebe tratamentos médicos num hospital na cidade do Porto, devido a problema respiratório, continua estável, segundo uma fonte familiar.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.
A longa-metragem “A palavra tem poder” foi o grande vencedor da terceira edição do Kids Talent Awards (KTA), ao arrebatar o prémio de melhor filme e de melhor actriz, para a figura que interpreta a personagem principal, de nome Angolaninha.
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.