Cultura

Ngonguita Diogo é homenageada

A Embaixada de Angola no Brasil junta-se à Academia de Letras do Brasil para homenagear a escritora Imortal Ngonguita Diogo, pseudónimo literário de Etelvina Diogo.

22/10/2021  Última atualização 08H00
Embaixada de Angola no Brasil © Fotografia por: DR
A efeméride será realizada no próximo dia 8 de Novembro, na Embaixada de Angola em Brasília, na qualidade de presidente da Academia de Letras do Brasil (ALB) para questões humanitárias no continente africano.

A homenagem enquadra-se nas actividades conjuntas da ALB e a embaixada, em alusão aos 46 anos da Independência de Angola, disse o presidente da ALB, André Pullig, numa audiência com o diplomata angolano Florêncio Almeida.
 
Um dos vários destaques do programa de actividades é o lançamento da 3ª edição da Antologia da Academia de Letras do Brasil (ALB-DF), momento que contará com a presença de vários diplomatas africanos.

"A homenagem à presidente da ALB para o continente africano tem por objectivo oferecer maior visibilidade a autora, em especial junto do Governo angolano, assim como serve para abrir novas portas para os autores africanos ”, disse André Pullig, acrescentando ser a primeira vez que a Academia de Letras do Brasil (ALB) se junta à Embaixada de Angola com o propósito de fazer parte das actividades comemorativas da Dipanda. 

Ngonguita Diogo é o pseudónimo literário de Etelvina da Conceição Alfredo Diogo, natural do Cuanza-Norte. Tem sete livros publicados e um CD de poemas musicalizados.  Está entre as poucas autoras africanas que já representaram o continente na VIII jornada internacional de mulheres em São José do Rio Preto/Brasil em 2015.

Membro da Academia de Letras do Brasil, a escritora recebeu, em 2016, o diplomada no Grau Doutora em Filosofia. Em 2018 recebeu o título de Comendadora da Ordem dos Benfeitores Culturais da Humanidade e o Prémio Caneta de Ouro 2018, pela Federação Brasileira dos Académicos das Ciências, Letras e Artes.

Membro da União dos Escritores Angolanos foi distinguida este ano com o Diploma de Mérito Cultural e Social pela organização Mundo Cultural Word.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura