Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O governador da província de Luanda defendeu “maior valorização” do trabalho policial e “melhor articulação” com o Comando Provincial da Polícia Nacional para resolver as principais preocupações dos efectivos, apurou o Jornal de Angola.
A maternidade Augusto Ngangula tem, desde esta segunda-feira, uma nova sala de cuidados intensivos, reaberta pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
Depois do corte da fita, Ana Dias Lourenço disse que a nova sala, com capacidade para atender 12 mulheres, foi equipada com meios modernizados, no âmbito da responsabilidade social que a Fundação Ngana Zenza, da qual é a patrona, tem estado a desempenhar pelo país.
A reabertura da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), salientou, foi possível, graças ao apelo do Ministério da Saúde, com o apoio de parceiros internacionais. Com o acto, a Fundação Ngana Zenza vai ajudar a melhorar as condições de assistência médica para todas as parturientes que acorrerem àquela unidade hospitalar.
A patrona da Fundação Ngana Zenza garantiu que dias melhores virão para a Maternidade Augusto Ngangula, porque muita coisa ainda será feita em prol daquele estabelecimento hospitalar, que diariamente recebe muitas mulheres.
A directora da Maternidade Augusto Ngangula, Madalena Diogo, explicou que a nova área possui duas salas de isolamento, para os casos mais críticos. A maternidade, sublinhou, recebe muitos casos de pré-eclampsia grave, choque hemorrágicos, que necessitavam há muito de uma UTI mais modernizada. O problema está resolvido com a reabertura da nova sala, onde vão ser atendidas 12 ou mais mulheres por dia.
"Anteriormente, por falta de condições, prestávamos um serviço de cuidados intensivos de forma paliativa. Com muito esforço, conseguíamos recuperar os pacientes e dar alta médica. Mas, de agora em diante, o serviço vai ter melhor qualidade” acentuou.
A especialista em ginecologia obstetrícia disse que, além de mulheres, a nova área vai beneficiar também os recém-nascidos, porque os ventiladores existentes vão permitir reanimar os bebés com problemas respiratórios.
A directora referiu que, por falta de condições, as crianças com problemas respiratórios eram transferidas, antes, para o Hospital Pediátrico David Bernardino. "A partir de agora elas vão ser acompanhadas na maternidade, até receberem alta médica”, esclareceu.
Madalena Diogo explicou que a média diária de parto normais na maternidade Augusto Ngangula é de 35 a 50. As cesarianas variam de 30 a 35. Mensalmente, passam nos cuidados intensivos mais de 200 pacientes.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO jornalista Rafael Marques foi condecorado, pelo Rei Filipe da Bélgica, fruto do activismo e da denúncia contra a corrupção, na sequência da visita da ministra dos Negócios Estrangeiros daquele país a Angola.
A TAAG Linhas Aéreas de Angola, esclareceu, num comunicado, que o vôo de Windhoek com destino a Luanda, agendado para terça-feira, foi cancelado por motivos de segurança e na correcta aplicação das leis do sector, após ter registado uma avaria no sistema eléctrico das asas da aeronave.
A inserção dos jovens em situação de vulnerabilidade na sociedade e no mercado de trabalho, continua a ser uma das grandes apostas do Executivo para o quinquénio 2022-2027,que consiste na melhoria das condições de vida e garantia de um futuro promissor.
O modelo de exame escrito multimédia, para a obtenção de Carta de Condução, entra em vigor a partir do dia 27 deste mês, na província de Luanda, anunciou, terça-feira, o responsável do Departamento de Habilitação de Condutores da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária.
A delegação do Governo Provincial de Luanda (GPL) que participa na maior feira mundial de equipamentos e meios médicos, a decorrer nos Emirados Árabes Unidos, foi recebida, na quarta-feira, pelo embaixador e plenipotenciário naquele país, Albino Malungo.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.