Cultura

Netinho de Paula em Angola para troca de experiências

O músico brasileiro Netinho de Paula realiza, hoje, às 09h00, uma visita de cortesia, a alguns estabelecimentos do sector cultural e social, no município de Cazenga, em Luanda, onde vai, igualmente, manter encontros com músicos angolanos.

19/01/2023  Última atualização 11H09
© Fotografia por: DR

O brasileiro, que já esteve em Angola como artista de cartaz para participar em diversos espectáculos, será recebido pelo administrador de Cazenga, Tomás Bica, no âmbito das celebrações da 29ª edição das Festas Populares, daquele que foi elevado à categoria de município, a 9 de Janeiro.

O músico, jornalista e activista está no país a convite da Fundação Piedoso, que no âmbito das responsabilidades sociais está a dinamizar várias actividades filantrópicas para angariação de fundos para financiar programas socioculturais no país.

Hoje, Netinho de Paula e membros da Fundação Piedoso Chimuco vão trabalhar no município do Cazenga, onde vão visitar estabelecimentos sociais como centros de acolhimentos, escolas e canalizar apoios. "O músico fará a entrega de bens de primeira necessidade aos centros de acolhimento, visitará o Centro de Animação Artística do Cazenga (Anim'Arte) e a Mediateca Zé-Dú”, destacou o responsável pelo Gabinete de Comunicação Social da administração local, Divaldo Gomes.

À margem da visita, explicou, o músicos brasileiro vai manter um encontro com os homólogos angolanos Yuri da Cunha, Dom Caetano e Tipo Graça para partilhar experiências no espírito do intercâmbio cultural que se espera na promoção da dikanza e de  outro contributos culturais da realidade artística brasileira.

Deste encontro, segundo Divaldo Gomes, espera-se o intercâmbio nos domínios da realização de actividades e iniciativas destinadas a conservação, valorização e divulgação do património musical e cultural angolano com mais frequência no Brasil.

Netinho de Paula é apresentador, cantor, compositor e político. Começou a carreira artística com o grupo de pagode romântico Negritude Júnior, na década de 1980, despontando com músicas como "Cohab City” e "Tanajura”. Em 2001, deixou o conjunto musical para se dedicar à carreira solo, inclusive com projectos na TV.

Na Record, apresentou o programa "Domingo da Gente”, de 2001 a 2006, famoso pelo quadro "Dia de Princesa”, em que realizava sonhos de moças das periferias do Brasil. Em 2009, estreou no SBT com o Show da Gente, seguindo o mesmo formato, mas sem grande sucesso, ficando no ar apenas até 2010. Também comandou o Programa da Gente (2012), na Rede TV, o Brasil da Gente (2018), na Band, e o É da Gente, desde 2019, no retorno à Rede TV. Criou em 2005 a emissora TV da Gente, sediada em Pacajus, no Ceará.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura