Nelson Santos actua, sábado, a partir das 14h00, no Ateliê do Peixe, num concerto comemorativo ao 4 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional.
Ao som de músicas como "Cantares da Terra”, "Pescador”, "Rumba para Maria”, "Mensagem” dentre outros autorais e sucessos nacionais e estrangeiros, o evento marca a abertura da programação de espectáculos oficial no espaço, este ano.
O músico e compositor como guitarrista muito aposta no One-man-band (um homem e uma banda), um formato onde com uma guitarra e uma caixa apresenta-se com uma banda completa, mas para esta actividade pode alternar com uma formação musical.
De recordar que Nelson Santos ganhou visibilidade nacional em 1997 ao lançar "Cantares da Terra”, um tema resultado de recolhas e adaptações do cancioneiro ovimbundu. Em 2014 regressou aos discos com "Mensagem”, obra com algumas versões instrumentais onde evidencia a sua veia de solista.
Apesar de nascer em Luanda começa a despontar na música no Huambo, onde fez parte do Conjunto Cadência 7 e o grupo Ondaka Yo Wiñi. Depois da Independência como militar esteve ligado a Banda de Música das Forças Armadas e o Agrupamento Facho, mais tarde fundou o Nona Cadência e integra a Banda Welwitchia. Como funcionário da Sonangol coordenou os discos "Cantagolando” e "Petro Semba”, projectos que reuniu vários artistas.
O Restaurante Ateliê do Peixe está situado na zona costeira no Futungo de Belas, na rua 11, onde começou as actividades em 2018 apenas com a restauração e um ano depois apostou em actividades artístico-culturais, com a música em evidência. Tem a direcção artística de Frank Yehokhanan que levou Filipe Mukenga, Banda Prontidão, Nanutu, Sanguito, Voto Gonçalves, Nelson Santos, Banda Afrojazz, GariSinedima, Carlos Praia, Dennis Samaya e Luwawae.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.