Cultura

Nelson Santos dá concerto em homenagem ao 4 de Fevereiro

Analtino Santos

Jornalista

Nelson Santos actua, sábado, a partir das 14h00, no Ateliê do Peixe, num concerto comemorativo ao 4 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional.

02/02/2023  Última atualização 07H45
Nelson Santos dá concerto em homenagem ao 4 de Fevereiro © Fotografia por: Maria Augusta| EDIÇÕES NOVEMBRO

Ao som de músicas como "Cantares da Terra”, "Pescador”, "Rumba para Maria”, "Mensagem” dentre outros autorais e sucessos nacionais e estrangeiros, o evento marca a abertura da programação de espectáculos oficial no espaço, este ano.

O músico e compositor  como guitarrista muito aposta no One-man-band (um homem e uma banda), um formato onde com uma guitarra e uma caixa apresenta-se com uma banda completa, mas para esta actividade pode alternar com uma formação musical.

De recordar que Nelson Santos ganhou visibilidade nacional em 1997 ao lançar "Cantares da Terra”, um tema resultado de recolhas e adaptações do cancioneiro ovimbundu. Em 2014 regressou aos discos com "Mensagem”, obra com algumas versões instrumentais onde evidencia a sua veia de solista.

Apesar de nascer em Luanda começa a despontar na música no Huambo, onde fez parte do Conjunto Cadência 7 e o grupo Ondaka Yo Wiñi. Depois da Independência como militar esteve ligado a Banda de Música das Forças Armadas e o Agrupamento Facho, mais tarde fundou o Nona Cadência e integra a Banda Welwitchia. Como funcionário da Sonangol coordenou os discos "Cantagolando” e "Petro Semba”, projectos que reuniu vários artistas.

O Restaurante Ateliê do Peixe está situado na zona costeira no Futungo de Belas, na rua 11, onde começou as actividades em 2018 apenas com a restauração e um ano depois apostou em actividades artístico-culturais, com a música em evidência. Tem a direcção artística de Frank Yehokhanan que levou Filipe Mukenga, Banda Prontidão, Nanutu, Sanguito, Voto Gonçalves, Nelson Santos, Banda Afrojazz, GariSinedima, Carlos Praia, Dennis Samaya e Luwawae.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura