Política

Nelson Bonavena eleito vice-presidente do BD

Joaquim Cabanje

Jornalista

O Conselho Nacional do Bloco Democrático (BD) elegeu Nelson Pestana Bonavena ao cargo de vice-presidente do partido, em substituição de Justino Pinto de Andrade, que suspendeu a militância activa.

01/02/2023  Última atualização 08H48
Nelson Bonavena eleito vice-presidente do BD © Fotografia por: DR

A eleição de Nelson Pestana Bonavena decorreu durante a realização da V reunião do Conselho Nacional do Bloco Democrático, (BD) ocorrido em Benguela nos dias 27, 28 e 29 de Janeiro.

Falando ao Jornal de Angola, o secretário-geral do Bloco Democrático, Muata Sebastião, assegurou que Nelson Pestana ascendeu ao cargo de vice-presidente do partido pelo facto de Justino Pinto de Andrade e Luís do Nascimento terem suspenso a militância activa por terem sido eleitos deputados pela lista da UNITA, durante as eleições gerais de 24 de Agosto último.

Segundo o político, por força da Lei, "um deputado eleito pela lista de um partido não pode ser militante de outra formação política”, acrescentando que a suspensão da militância vigorará apenas durante a presente legislatura, que vai até 2027.

O conclave do Bloco Democrático, decorrido em Benguela, aprovou o plano estratégico desta formação política, para o quinquénio 2023-2027.

Os 101 membros do Conselho Nacional analisaram ainda um documento orientador do programa "Casas de Cidadania”, que vai ser um espaço de debate sobre questões comunitárias, a ser implementado em todos os 164 municípios do país. O partido é liderado por Filomeno Vieira Lopes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política