Economia

Negócios na Feira do Arroz atingem mais de 50 milhões

José Chaves | Camacupa

Jornalista

Expositores negociaram entre si mercadorias estimadas em mais de 50 milhões de kwanzas na Feira do Arroz de Camacupa, Bié, que encerrou segunda-feira, no terceiro dia de actividades, de acordo com informações obtidas pelo Jornal de Angola da organização do certame.

16/04/2024  Última atualização 06H40
Organização do certame assinala a presença de 57 feirantes © Fotografia por: DR
A Administração Municipal de Camacupa, que organizou o evento no quadro das comemorações do 55º aniversário da cidade, assinalado a 14 de Abril, disse que o certame contou com a participação de 57 feirantes das comunas sede, Muinha, Cuanza, Ringoma e Umpulo.

Contou-se a movimentação de 60.477 toneladas de produtos agrícolas, com realce para o milho, arroz, mandioca, feijão-frade e manteiga, soja e diversos hortícolas. Outros produtos, como batata-doce, citrinos (laranja, limão e tangerina) e mais de 470 quilogramas de variedades de peixe, foram igualmente expostos e comercializados.

A Direcção Municipal da Agricultura e Pescas tem registadas cerca de 10 cooperativas e mais de 120 associações de camponeses e declarou ter organizado a feira para avaliar as potencialidades de Camacupa, bem como estimular a classe empresarial do ramo da agropecuária e pescas, a fim de aumentarem os níveis de produção e produtividade, assegurando a dieta alimentar na província.

O director municipal da Agricultura e Pescas, Esperançoso Satchicambi, afirmou que a feira serviu de barómetro do processo de diversificação da economia em curso no país, no qual são empregues importantes fundos institucionais e privados.

Localizado a 82 quilómetros da cidade do Cuito, o município de Camacupa é constituído pelas comunas da Muinha, Ringoma, Cuanza e Umpulo, tendo uma população estimada em 289 mil habitantes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia