Cultura

Né Gonçalves lança single “Undenge Wetu”

O músico e compositor Né Gonçalves promove quinta-feira (04), a partir das 18h00, no Palácio de Ferro, em Luanda, para a imprensa e amantes da música angolanao, lançamento e promoção do vídeo da sua música intitulada “Undenge Wetu”, cantada com o músico Yuri da Cunha.

03/11/2021  Última atualização 09H54
Né Gonçalves canta com Yuri da Cunha no lançamento do single © Fotografia por: DR
O evento vai marcar o início da divulgação do novo CD, com título homónimo. De acordo com uma nota chegada a redacção do Jornal de Angola, à chegada dos convidados e as boas-vindas acontece a partir das 17h00 e uma hora depois a abertura oficial do acto cultural. Está programado ainda as presenças dos artistas: Ivan Alekxei, Branca e Djanira que interpretarão temas da autoria de Né Gonçalves.

Está ainda na agenda, a exibição de um filme que marca a infância de Né Gonçalves. A parte final está reservada à apresentação do artista, a estreia do videoclip "Undenge Wetu” e depois uma conversa de cerca de 45 minutos entre os protagonistas do tema, com o anfitrião a partilhar o palco com Yuri da Cunha. A produção promete um evento com muitas histórias para contar sobre a Banda Infantil "Os Mini Craques”, na qual Né Gonçalves iniciou a sua carreira, aos 9 anos, no bairro Prenda, e o seu caminho musical até à actualidade.

Manuel Gonçalves é advogado de formação, mas músico de coração. Né Gonçalves iniciou cedo a sua ligação aos acordes e à viola. Aos nove anos, já quase um perito, integrou à banda musical infantil "Os Mini Craques”, tocando violão. Contudo, foi necessário esperar até 1974 para o músico participar na gravação da música "A Independência está chegando”, de Mirol, uma música que se tornou um hino mobilizador para a Independência.

Vinte anos depois, Né Gonçalves surgia com o lançamento do seu primeiro álbum, "Luanda Meu Semba”, que teve tal impacto em Angola, que lhe valeu a atribuição do Prémio Revelação da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC). Na altura, "Menino de Rua”, música que integra o álbum, foi considerada pela Rádio Nacional de Angola, Música do Ano, em 1994.


Após o lançamento do álbum, "Na cidade Vazia”, filme de Maria João Gonga, vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Artes, teve música original de Né Gonçalves, sendo que o CD foi incluído numa colectânea de música africana editada na Áustria.

O amor pela música de Né Gonçalves levou-o, mais tarde, a criar o projecto Ensarte Musical e a contribuir para promover a música angolana no mundo. Em 2012 surge com um novo álbum, "Luanda Meu Semba-Instrumental”, descendente do primeiro, com novos arranjos e a mesma paixão de sempre. O segundo álbum de originais do cantor "Sembamar” foi lançado em 2016.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura