Desporto

NBA África leva formação ao Pavilhão da Cidadela

Juscelino da Silva

Jornalista

A NBA África Academy promove hoje, por volta das 08h30, no Pavilhão principal da Cidadela, um clinic, denominado “Oficina NBA Luanda”. A formação destina-se a treinadores de basquetebol, visando potenciar a modalidade, numa parceria com a Africell, operadora de telefonia móvel.

04/03/2023  Última atualização 10H45
© Fotografia por: DR

A comitiva, composta por jogadores e técnicos daquela organização, está na capital do país desde o  dia 26 de Fevereiro, com uma equipa de Sub-18, que vai realizar, até à próxima segunda-feira, cinco jogos de controlo com as equipas do Campeonato Nacional sénior masculino.

A NBA Academy África é um centro de treinamento de elite, com sede no Senegal, para os melhores jogadores masculinos e femininos. Trata-se do primeiro do género implementado no continente.

Fruto da parceria entre a NBA e o Projecto Desporto para Educação e Desenvolvimento Económico, na sigla em inglês SEED, uma organização sem fins lucrativos, também sediada em Thies, Senegal, usa o basquete como plataforma para engajar jovens em programas académicos, atléticos e de liderança por onde passaram atletas de referência.

A NBA África e a Africell comprometem-se a expandir a competição a todo o país. Mas, numa primeira fase, Luanda vai ser o ponto de partida. Por outro lado, pretendem fornecer às meninas formas de se envolverem e aprenderem umas com as outras, através do basquetebol.

O programa combina treino em campo, com orientações para a vida fora da quadra de basquetebol, de modo a servir de suporte, não somente como jogadoras, mas também como líderes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto