Política

Navio da Marinha do Brasil atraca no Porto de Luanda

JA Online

O navio de patrulha oceânica da Marinha do Brasil “Araguari” encontra-se atracado desde sexta-feira à noite no Porto de Luanda e a chegada foi assinalada com uma cerimónia de recepção oficial, prestigiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.

04/02/2023  Última atualização 18H40
Navio da Marinha brasileira em Luanda para patrulhar costa a angolana © Fotografia por: CEDIDA

O Araguari é um navio de patrulha oceânica da classe Amazonas. O homónimo de seu nome é a cidade de Araguari, localizada no Estado de Minas Gerais. É o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha da República Federativa do Brasil.

Em tempo de paz, o Navio da Marinha do Brasil "Araguari” tem a missão de fiscalizar os recursos do mar territorial angolano, da zona contígua e da Zona Económica Exclusiva (ZEE), além das plataformas de petróleo, impedindo acções de sabotagem e realizar operações de Busca e Salvamento (SAR), ao longo da extensa área marítima sob a responsabilidade do Brasil.

Tem também a responsabilidade de reprimir as actividades ilícitas, tais como pesca ilegal, contrabando, narcotráfico e poluição do meio ambiente marinho, contando com duas lanchas para auxiliar as operações.

Em caso de conflito, segundo o Ministério das Relações Exteriores, o navio Araguari efectua o patrulhamento das águas jurisdicionais brasileiras, realizando a vigilância e a defesa do litoral, de áreas marítimas costeiras e das plataformas de exploração de petróleo e defesa dos portos.

A oportunidade serviu para o ministro Téte António, em companhia do embaixador do Brasil em Angola e do comandante do navio, conhecer um pouco da rotina de bordo do Araguari, seus compartimentos e também as diversas actividades desenvolvidas quando em missão no mar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política